A coleção «Itálica» acaba de acolher mais um título: Máscaras Nuas. Uma seleção, de Luigi Pirandello. Este livro apresenta-lhe uma seleção de 25 peças que Luigi Pirandello (1867-1936) compilou sob o título Maschere Nude. Algumas destas traduções já foram testadas em palco, seis são inéditas e uma delas foi encontrada nos arquivos da Torre do Tombo e é da autoria de Maria Matos.
A organização do volume é de Jorge Silva Melo e Mariana Maurício.
O volume está organizado cronologicamente, não seguindo a ordem (mais temática) elaborada pelo Autor. Quanto à seleção, os organizadores tentaram respeitar os vários períodos da obra de Pirandello, das origens regionais (algumas vezes mesmo dialetais) aos «mistérios» finais.
Conhecido por ser o grande inovador do drama moderno, Pirandello desenvolveu uma obra monumental e intimidante que espalhou o «pânico» nos palcos de teatro.
Em 1934 recebeu o Prémio Nobel da Literatura.
A coleção «Itálica» da Imprensa Nacional pretende disponibilizar ao grande público a obra de autores italianos clássicos e modernos, estimulando o conhecimento, pelo público português, de nomes incontornáveis do cânone da literatura italiana, pouco editados ou pura e simplesmente esquecidos pelo mercado português. Na coleção já foram publicados títulos de Dante Alighieri, Michelangelo Buonarroti e Giuseppe Ungaretti, entre outros.
Saiba mais detalhes sobre este título aqui: https://loja.incm.pt/products/livros-mascaras-nuas-uma-selecao-1023857?_pos=1&_psq=M%C3%A1scaras%20Nuas&_ss=e&_v=1.0