Mário Bruno Pastor nasceu no Porto em 1976. É licenciado em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduado na mesma instituição. Concluiu o mestrado em Património e Turismo Cultural, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no quadro de investigação de doutoramento em Estudos de Património, na Universidade Católica Portuguesa.
Mário Bruno Pastor recebeu o prémio Bolsa de Estudo por Mérito, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2013). Tem editado vários artigos académicos de investigação, tanto a nível nacional como internacional, a par de diferentes comunicações em congressos e seminários.
Simultaneamente, publica também em edições de divulgação, como a revista Jornal de Notícias — História. Colaborou com instituições museológicas, tendo participado no catálogo O Infante e os Novos Mundos (coordenação de Amândio Barros), do Museu da Cidade/Casa do Infante, no Porto, publicação distinguida com o 1.º prémio da Associação Portuguesa de Museologia na categoria de Melhor Catálogo (2016). Redigiu o capítulo de introdução e contextualização para a tradução para português dos Contos de Cantuária, de Geoffrey Chaucer, por Daniel Jonas (2021).
Com a Imprensa Nacional publicou, em 2022, o livro João de Gante — O Avô Inglês da Ínclita Geração.