São mais cinco os novos títulos da Imprensa Nacional a integrarem as recomendações do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Na área do infantojuvenil o PNL recomenda a grande vida portuguesa de Amália Rodrigues – Um Lugar Misterioso, de Sónia Graça (texto) e Paulo Monteiro (ilustrações). Este é um livro da coleção infantojuvenil «Grandes Vidas Portuguesas», dedicada às biografias de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história.
Príncipe dos Mares. O Golfinho-Comum, que conta a história do golfinho-comum, o delfim dos mares, contada pelo próprio para nos lembrar a todos o quão importante é defender os oceanos e os que neles habitam, também está recomendado pelo PNL. O texto é de Pedro Goulão, as ilustrações de Tiago Galo. Tipos Curiosos. Pequena História das Letras, de Ricardo Henriques (texto), Madalena Matoso (ilustrações) e Rúben Dias (co-autoria e consultoria científica), faz agora também parte da lista de recomendações do PNL. Este é um livro que põe os pontos nos is, as serifas no seu lugar e a tinta nos caracteres para contar a história do alfabeto latino e revelar segredos sobre tipos e tipografia, um livro publicado no âmbito dos 250 anos da editora pública.
Na área da poesia, junta-se à lista das recomendações o título Turquesa, de Daniel Maia‑Pinto Rodrigues, o poeta idílico e paisagista, conhecedor da luz e das suas gamas. Turquesa está publicado na renovada coleção «Plural», uma coleção que premeia a poesia em Língua Portuguesa e homenageia também um grande poeta: Vasco Graça Moura (que idealizou a coleção).
Recomendado foi igualmente o título Ondas Médias. O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos, de Vitorino Nemésio, publicado na também renovada coleção «Obra Completa de Vitorino Nemésio», numa parceria com a editora açoriana Companhia das Ilhas e com coordenação editorial de Luiz Fagundes Duarte. Um volume que, por decisão editorial, reúne duas obras resultantes da compilação de dispersos organizada por Vitorino Nemésio. «Ondas Médias» é o resultado da colaboração assídua e relativamente longa do escritor com a Emissora Nacional, através de crónicas radiofónicas. «O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos», por sua vez, compila crónicas de viagem, a primeira ao país‑irmão, e combina-as com poesia de feição brasileira, resultante da comoção inevitável do escritor com a outra margem lusa do Atlântico.
Entre poesia, ensaios, literatura infantojuvenil, biografias e literatura portuguesa, a Imprensa Nacional conta já cerca de 70 títulos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Recorde-se que o PNL foi criado em 2006 para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses, promovendo o gosto pela leitura para crianças e adultos. Porque já se sabe e os próprios o afirmam:
«A leitura prejudica gravemente a sua ignorância!»