Prelo: o nome soa certamente familiar a muitos. A revista Prelo é um título histórico de uma publicação periódica da Imprensa Nacional, que iniciou a sua 1.ª série em 1972 como «Revista Nacional de Artes Gráficas», que rapidamente se tornou num veículo «de informação, divulgação, atualidade e documentação técnica, logo também de formação, bem como meio de expressão e de contacto, aberto a todos os participantes nas múltiplas facetas de atividade das artes gráficas».
A publicação foi temporariamente interrompida, sendo retomada em 1983 e, depois, novamente em 2006, com a 2.ª e 3.ª séries, contando com os contributos de grandes vultos da cultura portuguesa que promoveram o debate intelectual em torno da cultura e da literatura. Entre muitos outros, contam-se nomes como: João Bigotte Chorão, Carlos Leone, José Eduardo Franco, Norberto Ávila, Luiz Francisco Rebello, Miguel Real, Duarte Ivo Cruz, José-Augusto França, Teresa Rita Lopes ou Ana Bela Morais.
Fazendo uso dos novos canais que a tecnologia coloca à disposição da comunicação e dos seus dos intervenientes, e consciente da importância histórica desta publicação, a Imprensa Nacional vai disponibilizar no seu sítio de Internet, de forma totalmente gratuita e partilhável, os vários números e séries da revista. À exceção dos mais recentes, a maioria já não se encontra no mercado. Atualmente já se encontram disponíveis cerca de 20 títulos, correspondentes ao período de 1972-1975. A esta lista juntar-se-ão cerca de 4 títulos todas as semanas.
Pode ler e descarregar a PRELO aqui.
O objetivo desta iniciativa de serviço público é servir um vasto número de pessoas, em vários pontos do globo, colocando à disposição de todos uma revista que foi, que é, um referencial para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.