Skip to content
logo dark-logo logo dark-logo
  • Editora
  • Edições
  • Cultura
    • Notícias
    • Autores
    • Entrevistas
    • Opinião
    • Exposições
  • Digital
    • Livros em PDF
    • Audiolivros
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Citações
    • Passatempos
  • Prémios
    • Prémios Literários
    • Prémio Jornalismo
    • Prémio de Arte
  • Infantojuvenil
  • História
  • Biblioteca
Search Icon Search Icon
Agenda Date Icon Date Icon Date Icon
Agenda Close
Calendário
Ver todos os eventos
Eventos
Agenda Image
01 Dom
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Dom, Out 05 -
Agenda Image
01 Dom
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Dom, Out 05 -
Agenda Image
13 Sex
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Sex, Mai 13 -
Agenda Image
18 Sáb
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sáb, Jun 18 -
Agenda
Agenda Image
01 Thu
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
13 Fri
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Fri, May 13 -
Agenda Image
18 Sat
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sat, Jun 18 -
Search Close Icon
left arrowVoltar atrás
  • Cultura
  • Notícias

Imprensa Nacional em Papel e Digital

Publicado a 14 Mai, 2020 - 13:54
Edições Gratuitas Imprensa Nacional Plano Editorial

Num tempo em que o acesso à cultura ficou condicionado pelas medidas de isolamento social, a missão da Imprensa Nacional de divulgar a memória e o património comuns e de promover a língua e a cultura portuguesas ganha uma relevância ainda maior. Se as pessoas estão impedidas de chegar até à cultura, então a Imprensa Nacional tem o dever acrescido de levar a cultura até às pessoas.

No início do ano, a Imprensa Nacional anunciou, no momento da apresentação do seu Plano Editorial, que 2020 seria o ano em que a editora pública empreenderia o maior esforço da sua história no caminho da desmaterialização e de uma oferta diferenciada de conteúdos.

Na altura, anunciámos cerca de 40 edições que incluíam livros eletrónicos, uma nova coleção de audiolivros de autores clássicos portugueses com disponibilização gratuita e um novo sítio na Internet com conteúdos próprios e exclusivos totalmente orientados para a literatura e cultura portuguesas, bem como para a história desta instituição.

No começo de março, confrontada com a evolução da pandemia da COVID-19 e com o consequente encerramento de livrarias e de escolas, e também com grande parte dos leitores em isolamento social, a Imprensa Nacional entendeu que o cumprimento da sua missão de serviço público (no fundo a missão de estar ao serviço da cultura, das artes e da educação) deveria passar pela antecipação da disponibilização em formato PDF de muitos dos seus títulos. O acesso a estas leituras, previsto para mais tarde, é já possível de forma inteiramente gratuita e partilhável.
Assim, ao longo dos últimos meses a Imprensa Nacional partilhou quase uma centena de títulos no sítio da Internet da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (www.incm.pt) e no seu blogue editorial (prelo.incm.pt), e o saldo é já um número elevadíssimo de visitas e descargas, cerca de 150 mil descargas em dois meses.

Esta campanha, denominada «Livros para a Quarentena», foi dinâmica, muito escrutinada, e bem aceite pelos leitores da Imprensa Nacional, os novos e os de sempre. Foi partilhada por variadíssimos parceiros editoriais, também eles operadores públicos, que, desde o primeiro instante e sucessivamente, se foram juntando à Imprensa Nacional nesta missão. É o caso do Museu Nacional de Arqueologia e do Museu Nacional de Arte Antiga, e também do Teatro Tivoli e do Teatro Nacional D. Maria II.

O exemplo destes meses deu à Imprensa Nacional a certeza de que o caminho que temos para percorrer a seguir passa necessariamente pelo reforço do catálogo digital e pela aposta na desmaterialização. Desta forma, a campanha continuará após o período de quarentena, com mais conteúdos e uma presença firme e segura nos suportes digitais.

Alguns desses títulos em formato eletrónico (e-books) continuarão a ser disponibilizados gratuitamente; e outros, compreensivelmente, continuarão a ser vendidos nas plataformas de comércio eletrónico habituais, em formato e-pub, compatível com vários dispositivos digitais.

A disponibilização gratuita (PDF) compreenderá títulos editados, a solo ou em parceria, que tenham mais de 18 meses; que se encontrem em domínio público; que pertençam ao cânone da língua e da cultura portuguesas e ou que se encontrem esgotados.

Tal como o catálogo das publicações em papel, o catálogo das edições digitais da Imprensa Nacional estará em constante incremento, reunindo assim novidades e títulos mais antigos. De salientar que o Plano Editorial da Imprensa Nacional para 2020 será executado quer pela via digital quer pelas edições em papel.

As transformações tecnológicas dos últimos anos mudaram o mundo e a forma de comunicar. A Internet trouxe um conceito de acessibilidade associado à informação e à leitura. Face aos desafios por que todos passámos nos últimos meses, o salto digital massificou-se ainda mais e a Imprensa Nacional quer e vai continuar a acompanhá-lo.

Neste sentido, a Imprensa Nacional está neste momento empenhada em lançar o seu novo sítio na Internet, previsto ainda para este ano, que contará com conteúdos próprios e exclusivos, totalmente orientados para a literatura e cultura portuguesas, bem como para a história desta instituição que conta com mais de 250 anos. Fazendo uso de recursos digitais como os podcasts, vídeos, audiolivros e exposições virtuais, a Imprensa Nacional vai continuar, também desta forma, a promover e a democratizar o acesso à cultura e assim servir uma comunidade cada vez maior de utilizadores.
Estamos certos de que o processo de desmaterialização editorial, agora em curso, vai permitir um acesso muito mais amplo às edições da Imprensa Nacional e dessa forma alcançar outros e novos públicos.

Publicações Relacionadas
  • Edições Imprensa Nacional 2018-2019
    Edições Imprensa Nacional 2018-2019

    07 Junho 2019

  • Quizz | História da Imprensa Nacional (I)
    Quizz | História da Imprensa Nacional (I)

    23 Março 2020

  • Lista de Prémios e Distinções atribuídos à Imprensa Nacional de 1983 a 2020
    Lista de Prémios e Distinções atribuídos à Imprensa Nacional de 1983 a 2020

    28 Setembro 2021

  • Reorganização | Vol. 07 | 250 anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História
    Reorganização | Vol. 07 | 250 anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História

    04 Maio 2020

  • Combata o isolamento, leia livros | Imprensa Nacional oferece mais 5 títulos gratuitos
    Combata o isolamento, leia livros | Imprensa Nacional oferece mais 5 títulos gratuitos

    17 Março 2020

Edições Gratuitas Imprensa Nacional Plano Editorial Black tag icon
Publicações Relacionadas
  • Edições Imprensa Nacional 2018-2019

    Há 2 dias

  • Quizz | História da Imprensa Nacional (I)

    Há 2 dias

  • Lista de Prémios e Distinções atribuídos à Imprensa Nacional de 1983 a 2020

    Há 2 dias

  • Reorganização | Vol. 07 | 250 anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História

    Há 2 dias

  • Combata o isolamento, leia livros | Imprensa Nacional oferece mais 5 títulos gratuitos

    Há 2 dias

Go Top Icon
Footer Logo Footer Logo
  • Facebook Logo
  • Instagram Logo
Loja Online INCM
Editora
Edições
Cultura
  • Notícias
  • Autores
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Exposições
Digital
  • Livros em PDF
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Citações
  • Passatempos
Prémios
  • Prémios Literários
  • Prémio Jornalismo
  • Prémio de Arte
Infantojuvenil
História
Biblioteca
Livrarias
Transportes

Autocarros: 58

Metro: Rato

Coordenadas GPS

N 38º 43' 4.45" W 9º 9' 6.62"

Contacto

Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, Nº135, 1250-100 Lisboa

213945772editorial.apoiocliente@incm.pt
© 2025 Imprensa Nacional
Imprensa Nacional é a marca editorial da
Privacidade Termos e Condições Declaração de acessibilidade