Edição original de Histoire de l’origine et des premiers progrès de l’imprimerie, de Prosper Marchand, publicada por la Veuve Le Vier e por Pierre Paupie em 1740.
Obra de referência sobre a história do livro no mundo ocidental, esta edição terá chegado à biblioteca da Imprensa Nacional com um objetivo pedagógico, à semelhança de muitas outras dedicadas à história da tipografia e da gravura e que permitiram aprofundar o conhecimento dos aprendizes de artes gráficas.
Embora este exemplar não identifique o seu autor, a obra foi produzida pelo livreiro e editor francês Prosper Marchand (1678-1756). Filho de um dos músicos do rei, Marchand refugiou-se em Haia, nos Países Baixos, em 1709, depois de se ter convertido ao protestantismo, acabando por abandonar a profissão de livreiro para se dedicar à revisão e à edição. Em 1758-59, foi publicado, já postumamente, o seu Dictionnaire historique, ou Mémoires critiques et littéraires.
No plano iconográfico, a obra é acompanhada por um largo conjunto de ilustrações das quais se destacam a gravura de abertura, numa alegoria à disseminação da tipografia a partir da Alemanha, e a vinheta da folha de rosto contendo uma representação da impressão com a inscrição Rerum Tutissima Custos, ambas assinadas por Jakob Van der Schley, com data de 1739. Ao longo da obra, os capítulos são ornamentados com vinhetas e gravuras alusivas ao processo tipográfico.
Ver no catálogo da biblioteca >>
A obra completa pode ser consultada em Histoire de l’origine et des premiers progrès de l’imprimerie | Gallica
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.