Catálogo de livros da Impressão Régia, à venda na loja da Praça do Comércio, 1771
Primeiro catálogo conhecido de livros da Impressão Régia, colocados à venda na loja de Lisboa, administrada por Francisco de Paula de Arruda.
Traduzindo o contexto de afirmação do Iluminismo no nosso País, apresenta obras nos domínios da autoria dos principais filósofos e físicos iluministas como Descartes, Diderot, Leibniz, Locke e Newton, além de títulos de referência da cultura europeia, como as Fábulas de La Fontaine ou as obras de Molière e de Montesquieu.
Muitas destas obras eram adquiridas fora do País e vendidas através da Impressão Régia, permitindo aos leitores interessados aceder àquelas que fossem do seu maior interesse. No «aviso ao público» lançado nas primeiras páginas alertava, pode ler-se, precisamente:
«Quem quiser alguns livros dos que são impressos em países estrangeiros, poderá com toda a brevidade, e conveniência, alcançá-los, entregando as memórias assinadas a Francisco de Paula da Arrábida Administrador da loja da Impressão Régia na Praça do Comércio, o qual tem correspondências estabelecidas em Itália, França, Holanda, Alemanha, e Inglaterra, e com todo o cuidado dará cumprimento às encomendas, que se lhe fizerem.»
Fotografia de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.