Prova de trabalho aguarelado, feito na Imprensa Nacional em 1861.
Com desenho e pintura de Nogueira da Silva, que era então um dos principais ilustradores do Archivo Pittoresco, esta ilustração inclui representações de Luís Vaz de Camões, do Marquês de Pombal, de Alexandre Herculano e de Vasco da Gama, com a inscrição central «Portugal 1862».
Embora não se conheça evidência documental, este trabalho poderá ter sido preparado no âmbito da participação portuguesa na Exposição Internacional de Londres de 1862. Com efeito, a partir da década de 1860, a Imprensa Nacional começou a marcar presença nas grandes exposições internacionais e universais, assumindo um claro esforço de representação internacional do País e de abertura ao progresso científico e tecnológico mundial.
A sua estreia fez-se, justamente, na Exposição Internacional de Londres, em 1862, onde foram expostos materiais e trabalhos da Tipografia, da Fundição de Tipos, da Litografia e da Fábrica de Cartas e ainda alguns ensaios de estereotipagem e galvanoplastia, a par de trabalhos tipográficos e litográficos.
Fotografia de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.