Modelo de diploma de honra atribuído aos participantes pela comissão executiva da Exposição Industrial Portuguesa, produzido pela Imprensa Nacional (1890-1891).
A Exposição Industrial Portuguesa, promovida por iniciativa da Associação Industrial Portuguesa, foi inaugurada em junho de 1888 pelo rei D. Luís I e reuniu mais de 1200 expositores nacionais, permitindo preparar a representação portuguesa na Exposição Universal que teria lugar em Paris no ano seguinte.
Este diploma litografado, com data de 1 de dezembro de 1890, é da autoria do pintor Enrique Casanova, mestre da casa real que também colaborou frequentemente com a oficina litográfica da Imprensa Nacional.
Além de assegurar a produção de materiais gráficos, como os diplomas e o catálogo oficial dos produtos apresentados, a Imprensa Nacional também marcou presença nesta Exposição Industrial, onde expôs um prelo mecânico modificado pelo impressor Manuel António da Silva e pelo maquinista Januário Carlos Esteves, com apoio do serralheiro Basílio da Costa, preparado para impressões de quatro cores em simultâneo.
Fotografia de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.