Dourdil, de Rocha de Sousa (junho de 1984).
Criada no início da década de 1980, num contexto de consolidação democrática que permitiu reformular a linha editorial da Imprensa Nacional, assente na promoção da cultura portuguesa através da edição de novas coleções bem como de temas e autores diversificados, a coleção «Arte e Artistas» tem sido desde então dedicada ao estudo e divulgação de artistas portugueses.
Integrada nessa coleção, e sob orientação gráfica do Gabinete Editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, esta edição dedicada a Dourdil foi composta e impressa na Inova / Artes Gráficas, do Porto, com uma tiragem de três mil exemplares, dos quais duzentos e cinquenta constituíram a edição especial encadernada, assinados pelo autor do texto.
Os exemplares foram acompanhados por esta litografia original, especialmente executada para a edição por Dourdil, sendo assinada e numerada pelo artista e impressa na «Gravura» — Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. Incluiu quinze exemplares numerados P.A. I a XV, trinta e cinco exemplares numerados F.M. I a XXXV, e duzentos exemplares numerados E. 1 a 200.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 8-1/213.
Fotografia de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.