Continuação do Curso de Mathematicas para uso dos guarda-bandeiras, e guardas‑marinha, que contém o Tratado de Navegação, por Monsieur Bezout. Edição de 1819, na Impressão Régia.
Organizado em 4 tomos, este curso, da autoria do matemático francês Étienne Bézout (1730-1783), destinou-se originalmente aos alunos do corpo de artilharia da Marinha francesa. Trata-se, essencialmente, de uma compilação do conhecimento matemático da época, representado de forma simples e com aspetos práticos adequados aos cursos militares.
A primeira edição da Impressão Régia data de 1785, seguindo-se a publicação dos vários tomos até 1819, sendo vocacionada para os cursos militares e universitário. Na verdade, uma parte da obra de Bézout passou a integrar o plano da Universidade de Coimbra no contexto de reforma pombalina da Universidade, em 1772, em sequência da qual foi criada a primeira Faculdade de Matemática do nosso país. Nessa altura, três dos quatro manuais utilizados eram da sua autoria, só conhecendo substituição por novos autores em 1838.
Embora não se encontre explicitamente mencionado, a tradução do francês terá cabido a Custódio Gomes Vilas Boas (1744-1808), lente da Academia Real de Marinha, membro da Academia das Ciências de Lisboa (que o terá recomendado como tradutor) e capitão do Regimento de Artilharia do Porto, formado em Matemática pela Universidade de Coimbra em 1782.
Uma parte das matrizes de gravura em metal utilizadas na execução das várias ilustrações encontra-se preservada como património da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 04-2-B-1-3/034.
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.