Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    s.c.
  • Tipo de documento
    Ofício
  • De:
    Administrador Geral
  • Para:
    Ministério do Reino
Transcrição

“(…) Tenho a honra de levar ao conhecimento de V. E. o incluso oficio que me dirigiu o Par do Reino Francisco Simões Margiochi, em que oferece à Imrpensa Nacional uma obra que tempo título = Instituições Matemáticas =, e bem assim uma Memória sobre a = Teoria da Composição das Forças = fruto das lucubrações de seu falecido pai, o E.mo Conselheiro Francisco Simões Margiochi, a fim de que sejam impressos por conta desta Casa, como propriedade sua, com a única e singela condição de se lhe darem cem exemplares dos quinhentos que ele supõe[sic.] suficientes para que seja conhecido este trabalho de tão insigne literato.
O oficio do digno Par do Reino, aliás competente avaliador de tais trabalhos, dá uma larga ideia do seu merecimento e a reputação do seu autor abona inteiramente a sua obra. Portanto parece-me de utilidade publica, e de credito nacional que se aceite a oferta.
Mas como esta Casa não tem meios nem para as despesas urgentes, deixando por isso de reimprimir obras suas de que tiraria muito lucro, não pode por sua conta fazer esta impressão. Entretanto lembro-me que V. E. a poderá mandar fazer, como fora ordenada, por Portaria do Ministério do Reino de 31 de Dezembro de 1844, a impressão do Catálogo coordenado pelo Bibliotecário da Biblioteca Pública de Évora; anunciando-se à venda nas lojas da Imprensa Nacional estas obras do Conselheiro Francisco Simões Margiochi, e sendo o seu produto abatido nas contas de impressos que esta Casa faz continuadamente para o Ministério do Reino.*
Aguardo pois as ordens de V. E. a este respeito.

(…) em 3 de Outubro de 1848.

Ill.mo e E.mo Sr. Duque de Saldanha M. e Secre. de Estado dos Negócios do Reino. ”

O Administrador Geral

F. A. P. M”

*Nota em folha mais pequena: “*Tendo eu já visto o original da dita Instituições Mathemáticas, e da Memória sobre a Teoria da composição de forças, calculo que a despesa da composição, impressão e papel de 500 exemplares será de trezentos e cinquenta a quatrocentos mil reis.”

(documento 260)