Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    s.c.
  • Tipo de documento
    Ofício
  • De:
    Administrador Geral
  • Para:
    Ministério da Fazenda
Transcrição

“(…) Estando a concluir em poucos dias a primeira parte do Curso de Economia Agricola do Dr. António Joaquim de Figueiredo, que V. E. mandou imprimir por conta do Ministério da Fazenda em número de 1200 exemplares, cuja despesa andará, com pouca diferença, oela quantia de rs. De 167.000; vou rogar a V. E. que tenha a bondade de mandar expedir ordem que legalize esta despesa, indicando-me por essa ocasião se deve continuar a segunda parte da mesma obra, que o seu autor calcula em igual número do falhos, e consequentemente em igual despesa, e bem assim se possa entregar ao dito autor oitocentos exemplares que ele me diz lhe foram prometidos, ficando os quatrocentos restantes à disposição do Ministério da Fazenda.
(…) em 9 de Março de 1850.

Ill.mo e E.mo Sr. António José d’Avila, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda.

F.”

(documento 27 – numeração atribuída aos documentos resultam de contagem nossa. Não se encontram numerados)

__________________________

Observações: Temos iconografia relacionada com esta obra (encontrada avulsa no Arquivo Histórico da Imprensa Nacional): 1 Prospecto com folha de assinantes: «Biblioteca Agronómica ou colecção de diferentes obras de Agricultura». Formato A4. Feito na Imprensa Nacional.
Neste livro de registo encontamos, mais à frente uma folha de pequenas dimensões, sem data, com informação parcelar – o que faz com que a informação não seja legível na totalidade -, relativa à obra Biblioteca Agronómica do mesmo autor (que incluiu o Curso de Economia Agricola) e ao facto de a despesa da obra ter aumentado em relação ao que estava inicialmente estipulado. Cf. Idem, documento 46