Detalhes de documento

  • Arquivo
    Arquivo do Instituto Camões
  • Cota
    PT/MNE/CICL/IC-1/00775/18
  • Tipo de documento
    Carta
  • De:
    Manuel Lopes Canhão
  • Para:
    Direcção do Instituto de Alta Cultura
Transcrição

«Exmos. Senhores:
Em consequência dos estudos que efectuei no estrangeiro sob os auspícios dos Ministérios da Educação Nacional e do Interior, como bolseiro desse Instituto, e na qualidade de funcionário da Imprensa Nacional – acerca dos quais entreguei, em devido tempo, os respectivos relatórios -, apresentei à Administração da mesma Imprensa, datado de Novembro de 1957, um trabalho devidamente fundamentado, com as conclusões convenientes.
Por se tratar da produção estilizada de caracteres de imprensa, de reconhecida utilidade na expansão da cultura no País, e em concordância com o que dizia respeito nos referidos relatórios, a Imprensa Nacional será o campo de realização das providências práticas a adoptar no intuito desejado. Com a efectivação deste trabalho – intitulado «Plano de Remodelação dos Serviços de Fundição de Tipos da Imprensa Nacional de Lisboa» – e conseguirá consumar, com a colaboração do Instituto de Alta Cultura, o que constituiu o objecto dos estudos efectuados.
Havendo transitado há pouco, a meu pedido – por ter atingido as condições legais necessárias -, para a situação de aposentado, cumpre-me comunicar o facto a V. Exa. E agradecer as atenções e o carinho com que o Instituto de Alta Cultura me estimulou na missão que me foi confiada, e bem da tipografia e da cultura em Portugal.
De V.V. Exa.s, subscrevo-me,
Mtº Atº, Vºr o Obgª,
Manuel Lopes Canhão.»