Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    s.c.
  • Tipo de documento
    Relatório
  • De:
    Administrador Geral
  • Para:
    Rainha
Transcrição

“Senhora

Em observância da Portaria do Ministério do Reino de 6 de Agosto de 1845, sobre o Relatório que anualmente se deve fazer ácerca do estado material e literário dos Estabelecimentos de Instrução Pública, e daqueles ofícios, cumpre-me dizer que a Imprensa Nacional progride em seus melhoramentos, sendo um Estabelecimento completo para desempenhar todos os objectos que pertencem à tipografia. As máquinas e aparelhos por que esta maravilhosa Arte tem chegado ao seu admirável aperfeiçoamento encontram-se nesta Casa; e se não têm aparecido edições nítidas, propriamente de luxo, feitos na Imprensa Nacional de Lisboa é porque a sua avultada despesa se não compadece com a pequena extracçãoda nossa terra, pois que o Brasil é o único mercado estrangeiro que admite as nossas produções literárias, e aí mesmo nunca a extracção é grande, por que as obras são lá reimpressas.
O relatório que dirigi pelo Ministério do Reino, em 2 de Julho deste ano, publicado no Diário do Governo de 7 de mesmo mês, dá uma ideia do que é a Imprensa Nacional em todos os seus ramos, e porque está concebido no espirito da cidade. (…) aqui junto um exemplar do dito relatório, em desempenho do que me é ordenado.

(…) 22 de Outubro de 1849″

O Administrador Geral

F. A. P. M. ”

(documento 360 – Numeração atribuída aos documentos resultam de contagem nossa, uma vez que estes só estão numerados até ao 296)