Fundição de tipos da Imprensa Nacional.

  • Referência
    «Anúncio», A Federação. Folha Industrial dedicada às classes operarias, n.º 17, de 23 de janeiro de 1858, p. 4.
Assunto

Publicidade sobre a fundição de tipos da Imprensa Nacional e apreciação do respetivo catálogo.

Ficha

«Desde muitos anos tem sido a fundição dos tipos um dos objectos a que a Administração da Imprensa Nacional há prestado mais escrupulosa e perseverante atenção. Da fundição dos tipos, com efeito, depende, em grande parte, o progresso sólido da tipografia; matéria primeira e essencial, ténue e difícil será esse progresso quando se não possam fabricar caracteres variados e elegantes, sistematicamente fundidos, e que tenham a necessária solidez, pelo que respeita à qualidade do metal.
Sacrifícios repetidos, e que só um tão vasto estabelecimento como a Imprensa Nacional poderia sem comprometimento fazer, têm sido postos por obra; não se pouparam esforços nem diligências; e procurou-se estudar com cuidadoso desvelo a organização e mecanismo das fundições mais acreditadas, não só de França, mas também de Inglaterra e Alemanha.
Todos estes trabalhos produziram o esperado fruto, e a Fundição dos Tipos da Imprensa Nacional, assumindo gradualmente, pelo próprio esforço, as proporções e importância de um estabelecimento industrial de primeira ordem, neste género, pode hoje apresentar aos tipógrafos em especial e ao público, em geral, as duas primeiras partes do seu Specimen, há largo tempo prometido, organizado e impresso de modo que não envergonha decerto o país, honrando os artistas a quem foi acometida a sua execução.
Apesar de não ter sido possível completar a fundição de 6 colecções de caracteres romanos e itálicos, de um gosto severo e de uma perfeição irrepreensível, os quais hão-de aparecer brevemente com outros muitos corpos de fantasia, também novíssimos, e uma bela colecção de vinhetas e ornamentos, a parte publicada do Specimen contém:
18 caracteres romanos e itálicos (corpos 6 a 132); 139 letras capitais de fantasia, agrupadas por famílias e desenhos (corpos 5 a 96); 26 caracteres de fantasia com caixa baixa, normandos, egípcios, estreitos, largos, cursivos, inclinados, redondos e góticos (corpos 7 a 80); 3 caracteres alemães (corpos 8, 10 e 14); 5 ditos hebraico, árabe e gregos; 5 iniciais ornadas — qualidades. Total: 196.
A Administração, abstendo-se de pomposas promessas, limita-se a fazer notar, que todos os caracteres acima indicados se fundem efectiva e activamente na Imprensa Nacional, provando a existência de uma indústria muito desenvolvida e aperfeiçoada.
Não aludirá também a Administração ao modo por que se tem procurado desconceituar os produtos da Fundição da Imprensa Nacional, pretendendo prejudicar, por todos os modos, o seu progresso.
A Administração responde unicamente a esse sistema menos leal de concorrência, melhorando constantemente os métodos de trabalho na sua Fundição, aperfeiçoando a educação artística dos operários, e enriquecendo as colecções dos seus caracteres em harmonia com as razoáveis exigências da arte e do gosto.
Em abono da verdade, deve entretanto a Administração declarar que, em geral, os tipógrafos mais distintos têm sempre honrado este Estabelecimento com a sua confiança, reconhecendo a superioridade dos seus trabalhos. O facto que vamos apontar prova-o exuberantemente. Foi a venda dos tipos da Imprensa Nacional, em 1851, de 7:601 arratéis; e apesar de se haverem estabelecido nesse ano novas e excelentes fundições em Lisboa, o crédito da Imprensa Nacional não só não esmoreceu, mas, pelo contrário, o consumo dos seus produtos, subindo gradualmente à medida dos progressos realizados, ascendeu no ano de 1856 a 20:275 arratéis, e no presente ano não será inferior a 24:000 arratéis.
Mas esta cifra, aliás importante, não representa o termo da produção, e as oficinas de fundição reconstruídas e recentemente ampliadas, bem como os novos processos empregados, habilitam a Administração a elevá-la ao mais alto grau. Do complexo destas circunstâncias resultam importantes economias no fabrico, e a Administração tem sincero prazer em as poder oferecer a benefício da Tipografia.
Às tabelas dos preços, pois, já reduzidas quanto era razoável em relação aos pequenos fornecimentos, será de ora avante efectuado um considerável abatimento na proporção seguinte:
Nas encomendas que excederem de 10$000 até 100$000, 10 por cento; nas que excederem de 100$000 até 500$000 reis, 15 por cento; nas que passarem de 500$000 reis, 20 por cento.
A Administração garante aos consumidores, além da perfeita execução dos tipos, a boa qualidade do metal, e a mais breve prontificação de qualquer encomenda, por maior ela seja.
O tipo inutilizado recebe-se como dinheiro, a razão de 90 reis o arrátel, descontando-se porém no peso 5 por cento para quebra.
Aceitam-se, em pagamento de qualquer encomenda, letras a prazo, abonadas por uma firma conhecida nas praças de Lisboa ou Porto; mas neste caso não terá lugar o abatimento.»