Detalhes de documento

  • Arquivo
    Arquivo do Instituto Camões
  • Cota
    PT/MNE/CICL/IC-1/00775/18
  • Tipo de documento
    Ofício
  • De:
    Inspector Superior da Inspecção Superior das Bibliotecas e Arquivos
  • Para:
    Secretário do Instituto de Alta Cultura
Transcrição

«Exmo. Sr. Secretário do Instituto de Alta Cultura,
Na prossecução dos trabalhos que incubem ao Centro de Estudos do Livro Português, verificou-se uma lacuna que é a falta de um competente técnico para o estudo da letra de imprensa em Portugal com vista, principalmente, aos esforços a realizar para a renovação da arte tipográfica no nosso país, sob este aspecto.
Tenho conhecimento de que o Sr. Manuel Lopes Canhão, chefe aposentado, da oficina de Fundição de Tipos da Imprensa Nacional de Lisboa, a quem o Instituto de Alta Cultura e a Imprensa Nacional de Lisboa já concederam bolsas de estudo no estrangeiro em missões afins, será pessoa indicada para colaborar eficazmente na resolução do problema que diz respeito à criação de tipo de letra de imprensa e sua produção em Portugal objectivo que está dentro da acção do Centro de Estudos do Livro Português desse douto Instituto e anexo a esta Inspecção Superior, problema que consideramos de alta importância e merecedor de urgente atenção.
Atrevo-me, assim, a propor à Exma. Direcção do Instituto de Alta Cultura, que conceda uma bolsa de estudo no país ao Sr. Manuel Lopes Canhão, a fim de prestar serviço no Centro de Estudos do Livro Português como bolseiro no país e com remuneração a fixar.
Também confiado na extrema amabilidade de V. Exa. Ouso solicitar, caso não haja qualquer inconveniente, que para o efeito de nossa orientação chegue ao conhecimento deste Centro de Estudos o relatório que o Sr. Manuel Lopes Canhão elaborou para o Ministro do Interior, sob o título «Plano de Remodelação dos Serviços de Fundição de Tipos da Imprensa Nacional de Lisboa».
Antecipadamente agradecendo a V. Exa. A consideração que esta minha proposta possa merecer à Instituição de que V. Exa. É ilustre Secretário, apresento a V. Exa. Os meus melhores cumprimentos.
A Bem da Nação.
Inspecção Superior das Bibliotecas e Arquivos em 7 de Maio de 1958,
O Inspector Superior,
Luís Silveira.»