Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    Docs. Do Gab. do Adm. Bebiano (1929-1955), cx. 4
  • Tipo de documento
    Relatório
  • De:
    Encarregado da serralharia, Claudino Inácio da Costa
  • Para:
Transcrição

«Os trabalhos da oficina de serralharia, há uns anos a esta parte, têm aumentado consideravelmente, em consequência do movimento mecânico ter tomado maior desenvolvimento em todas as oficinas da Imprensa e contudo o quadro é o mesmo que havia há treze anos.
Isto basta para que V. Ex.ª possa avaliar da dedicação do pessoal desta oficina, que, quer para os trabalhos que dentro da oficina se executam, quer para as reparações que são solicitadas urgentemente nas máquinas das diversas oficinas, se atende imediatamente, evitando assim, que com as suas paragens possam advir maiores transtornos para a Imprensa. Eis o que julgo conveniente que seja do domínio de V. Ex.ª para avaliar do pessoal serralheiro que trabalha sob as suas ordens e com o qual poderá contar de futuro.
Executam-se na serralharia concertos e reparações de grande responsabilidade em máquinas algumas bem complicadas, além de muitas peças novas que pelas diferentes oficinas me são requisitadas, e apesar do quadro ser relativamente pequeno, os pedidos são satisfeitos com toda a rapidez não tendo havido segundo nos parece motivo para reclamações, e só dando a fazer a particulares o que não é possível fazer-se na oficina, como são fundição de ferro e bronze e peças aplainadas ou torneadas para o que nos[sas?] máquinas não alcançam pelas suas pequenas dimensões.
Apesar de o número de serralheiros ser bastante limitado, a produção nos últimos três anos foi de 8 728$00, para esta receita muito influiu a aquisição de duas máquinas denominadas limador e engenho de furar que apesar de pequenas são de grande utilidade e têm prestado ótimos serviços. Agora que falei a V Ex.ª em máquinas e no serviço que elas têm prestado, lembro a necessidade e a grande vantagem na aquisição de uma máquina de afiar navalhar de guilhotinas pois está demonstrada a grande economia fazemos visto que em 23 meses de afiações se obteve a quantia de 249$40; por aqui pode V. Ex.ª calcular o que a casa deixar de pagar aos particulares.
Lembro também a absoluta necessidade que dia a dia se nota de um servente […].»