FARIA, Fernando Marques

  • Nascimento
    1934
  • Morte
    2021
  • Categoria Profissional
    Impressor
Biografia

Fernando Marques Faria nasceu em 12 de fevereiro de 1934 e começou a trabalhar aos 14 anos na Tipografia Severo Freitas Mega, em Lisboa.

Foi admitido como impressor de 4.ª classe na Imprensa Nacional em novembro de 1957, começando por trabalhar como marginador, colocando manualmente o papel na máquina de impressão.

Além do Diário do Governo e dos Diários da Sessões, trabalhou na impressão de modelos, mapas de grande dimensão, trabalhos ministeriais, edições da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, boletins, pontos de exames para o ensino superior, cartas de condução e passaportes, além de edições de obras raras e de interesse nacional.

Entre as décadas de 1950 e 1990, assistiu a transformações profundas na Imprensa Nacional, desde logo com a substituição dos equipamentos manuais pelos automáticos que o levaram a trabalhar nas Heidelberg cilíndricas. Em 1971, já como impressor de 1.ª classe, fez parte de uma missão na Alemanha, com Carlos Alberto Ribeiro Fernandes, para formação na máquina rotativa Albert ROF, destinada à impressão do Diário do Governo e com a qual passaria a trabalhar.

*Recolha de entrevista em 4 de abril de 2017.