Referência

Diário das Sessões da Assembleia Nacional, Suplemento ao n.º 33, de 16 de março de 1966, p. 77.

Resumo

«Contas Gerais do Estado de 1964. Parecer da comissão encarregada de apreciar as contas públicas.»
[…]
«Imprensa Nacional de Lisboa»
«80. Processou-se neste organismo um aumento de despesa de 1288 contos, derivado da compra de máquinas e utensílios (802 contos) a da aquisição de matérias-primas (mais 1100 contos).»
[…]
«As receitas da Imprensa Nacional elevaram-se a 24 470 contos. Houve, pois, um saldo razoável, ainda considerando que na despesa se incluíram verbas (1980 contos) para compra de móveis (máquinas e utensílios). Parece ter sido devido em parte a maior venda de impressas.»
«A situação da, Imprensa Nacional em matéria da recrutamento de pessoal não é brilhante e precisa de ser vista à luz das realidades. O nível de salários na indústria privada, gerado por recente contrato coletivo, fixou salários que exercem poderosa atração sobre este serviço do Estado, operando a saída de pessoal, que vai minando o rendimento dos serviços.
Durante muitos anos a escola da Imprensa serviu de modelo à formação de pessoal gráfico. Pode dizer-se que é o único estabelecimento no País onde é ministrada esta arte. Não será possível reorganizar a escola, aumentando a influência na indústria?»
Ver mais >>