A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresenta a primeira edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva. Uma homenagem a uma figura ímpar do jornalismo nacional, que pretende distinguir trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita, seja através da investigação, reportagem ou da análise. Contribuir para uma sociedade mais informada, esclarecida e democrática é a visão desta iniciativa.
A partir de hoje, e até ao dia 1 de junho de 2021, qualquer jornalista que tenha um trabalho jornalístico publicado entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020 pode submeter a sua candidatura no novo site premiovicentejorgesilva.pt.
A peça vencedora, que tem de estar publicada num meio de âmbito regional ou nacional, será premiada no valor de cinco mil euros, independentemente do meio de difusão utilizado pelo órgão de comunicação, desde que seja em formato escrito.
Cada autor ou grupo pode apresentar dois trabalhos. Podem concorrer jornalistas, qualquer que seja a sua nacionalidade, desde que titulares de carteira profissional, de cartão equiparado a jornalista, de cartão de correspondente estrangeiro ou de título provisório de estagiário em Portugal.
Presidido por Nicolau Santos, Presidente da Agência Lusa, o júri do prémio será ainda composto por Manuel de Carvalho, Diretor do jornal Público, João Vieira Pereira, do jornal Expresso, Teresa de Sousa, do jornal Público, dois meios de comunicação marcantes na carreira de Vicente Jorge Silva, e ainda Daniela Maria, jornalista reformada da Antena 1 Madeira.
Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, afirma que «é com um sentido maior de serviço público que prosseguimos a missão de contribuir para uma sociedade informada e livre com esta iniciativa, relembrando a importância do trabalho e do rigor do Vicente Jorge Silva no jornalismo, não podendo deixar de apoiar e incentivar aqueles que continuam a escrever em língua portuguesa».
A imagem e a identidade do Prémio foram desenvolvidas por Henrique Cayatte, designer e ilustrador português com uma carreira marcada pelas colaborações com a área editorial da INCM. Convidado por Vicente Jorge Silva para integrar a criação do jornal Público, Henrique Cayatte foi ainda cofundador, editor gráfico, ilustrador e autor do design de toda a publicação e suplementos do jornal. Para a marca deste prémio o designer português optou pela representação, em três retângulos, dos jornais que marcaram a vida de Vicente Jorge Silva: o Comércio do Funchal, o Expresso e o Público.
Toda a informação está disponível em premiovicentejogesilva.pt