Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira nasce em Matosinhos, em 1933, filho de Júlio Siza Vieira e Cacilda Ermelinda Camacho Carneiro. Forma‑se em Arquitetura na Escola Superior de Belas‑Artes do Porto em 1955. No ano em que conclui o curso, inicia a sua colaboração no atelier do arquiteto Fernando Távora, influência incontornável na sua formação.
Leciona durante os anos 60 na Escola onde estudou e torna‑se professor assistente em 1976. Convidado por diversas universidades, Álvaro Siza tornou‑se ao longo do seu percurso como arquiteto uma referência a nível mundial.
Com obras na Holanda, Alemanha, Espanha, Itália, Brasil, Coreia do Sul e França e galardoado com os mais diversos prémios, nomeadamente o Prémio Pritzker (1992) e o Leão de Ouro de Veneza (2002), Siza dispensa apresentações.
Mas importa refletir acerca do que o distingue dos seus pares: o seu olhar sobre cada projeto, a importância da envolvência do que o rodeia, as várias leituras, a capacidade de assumir o erro e a nova linguagem que surge a partir deste, a gramática universal e abstrata, as técnicas tradicionais, a força evocativa do espaço e os deuses que o conduzem…
É esta reflexão que propõe Margarida Cunha Belém, em O Essencial sobre Álvaro Siza Vieira, uma edição publicada em julho de 2012 pela Imprensa Nacional e agora disponível para leitura e descarga gratuitas, aqui:
O Essencial sobre Álvaro Siza Vieira, de Margarida Cunha Belém