O romance A Sangrada Família (Caminho, 2021) de Sandro William Junqueira é uma saga familiar passada na serra de Monchique e teve como origem um ciclo de espetáculos encenados pela cooperativa cultural Lavrar o Mar ao longo de quatro anos, o ciclo Medronho. O autor desta história junta-se ao diretor artístico que a encenou, Giacomo Scalisi, e falam de como pode um espetáculo sair de cena para entrar num romance.

Sandro William Junqueira
Nasceu em 1974 em Umtali, antiga Rodésia. Publicou, entre outros, No Céu não há Limões (2014), As Palavras que Fugiram do Dicionário (2018), Quando as Girafas Baixam o Pescoço (2017) — nomeado Melhor Romance para o Prémio Autores 2018 da SPA —, e A Sangrada Família (2021). É Autor das peças de teatro Os Anjos Tossem Assim, Medronho, O Presente de César, O Que Vamos Fazer com a Revolta e Shot to Nothing. Tem textos traduzidos para Inglês, Alemão, Búlgaro, Eslovaco e Neerlandês. É o atual coordenador do projeto PANOS — palcos novos palavras novas no TNDMII.
Giacomo Scalisi
Nasceu em Itália e vive em Portugal desde 1998. Desenvolve atividade como programador cultural e diretor artístico, realizando programas de espetáculos, de exposições e de festivais no domínio das artes performativas: teatro, dança, música, novo circo e artes plásticas. Em 2014, fundou, em conjunto com Madalena Victorino, sua colega e companheira de vida, a Lavrar o Mar Cooperativa Cultural, C. R. L., que iniciou uma nova dinâmica artística e cultural no território do sudoeste algarvio, em Aljezur e Monchique.
O festival literário Lisboa 5L é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que celebra simultaneamente a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura.
O festival desenvolve vários temas, mas obedece sempre a um só lema, que é o de aparecer, efetivamente, como um festival «Com Todas As Letras».
A edição decorre de 4 a 8 de maio.
Saiba mais sobre o Festival 5L aqui: https://lisboa5l.pt/