Inserida no Festival 5L, no dia 4 de maio, pelas 18 horas, na Biblioteca da Imprensa Nacional, terá lugar uma sessão dedicada aos poetas brasileiros publicados nos últimos anos na coleção «Plural», a coleção de poesia em língua potuguesa da Imprensa Nacional.
Entre os poetas brasileiros publicados nesta coleção estão nomes como Oswald de Andrade, Ferreira Gullar, Eucanaã Ferraz, Antonio Carlos Secchin, Alice Sant’Anna, Antonio Cícero, Paulo Henriques Britto e Paulo Leminski. Na sessão será discutida a importância e a necessidade de se publicar os poetas brasileiros em Portugal e de que forma a coleção «Plural» está a fazê-lo.
Participarão na sessão Duarte Azinheira, editor, Fernando Pinto do Amaral, professor universitário, e Jorge Reis-Sá, coordenador desta coleção.
Criada em 1982 por Vasco Graça Moura, então administrador responsável pelo pelouro editorial na INCM, a «Plural» acolheu, até ao fecho daquela década, obras de novos mas já promissores autores, que tiveram nela a sua primeira oportunidade de publicação. Entre os títulos publicados encontram-se obras de ficção, ensaio, dramaturgia e mesmo artes plásticas, mas sobretudo de poesia. Com a criação do Prémio IN/Vasco Graça Moura, em 2015, a editora pública decidiu fazer reviver esta emblemática coleção e o essencial do seu objetivo.
É desígnio da atual «Plural» publicar as obras poéticas distinguidas no âmbito do Prémio, mas também outras obras de indubitável qualidade que não encontraram ainda a justa oportunidade de publicação ou que são de acesso difícil para o público português. Esta coleção renasce como espaço dedicado à poesia do grande universo da língua portuguesa — espaço de liberdade, espaço de literatura, espaço de difusão, espaço de pluralidade — homenageando a memória plural do renascentista português dos séculos xx e xxı que foi Vasco Graça Moura.
A entrada é gratuita.