No próximo dia 22 de dezembro, pelas 19 horas, a Livraria Ler Devagar, em Lisboa, acolhe a sessão de apresentação do livro 365 Dias que Mudaram as Nossas Vidas, de Clara Azevedo, com a chancela Imprensa Nacional.
A sessão, que conta com a presença da autora, será apresentada por Rita Redshoes.
365 Dias que Mudaram as Nossas Vidas é um diário fotográfico que testemunha um ano marcado pela pandemia que assolou o país e o mundo. Este livro conta com prefácio do Sr. Primeiro Ministro, Dr. António Costa.
Quando nos despedimos de 2019 com abraços e sorrisos, e desejámos Feliz Ano Novo, nada faria supor que esse seria o ano mais improvável das nossas vidas. Estávamos a poucos dias da primavera, quando o País entrou em modo «pausa», consequência de um vírus que parecia tão distante. No dia 18 de março de 2020 decidi fazer um diário, que seria a minha ligação à nova realidade, partilhada no Instagram. A terapia para os dias da pandemia era a fotografia, memória e documento. Vivi a incerteza de cada dia, na rua, em casa, no meu trabalho. Tudo fechou, mesmo o espaço aéreo. Percorrer a Avenida da Liberdade, em Lisboa, sem ver um carro ou encontrar alguém era quase impensável, mas real. A cidade estava adormecida, em silêncio absoluto. Ouvia o vento e os pássaros, que desconheciam esta paragem do tempo. Gestos simples eram ruído, cada disparo das minhas máquinas fotográficas era perturbador. Pensei como seria perfeito se as fotografias tivessem som… registassem o silêncio. Pela primeira vez passei a Páscoa sozinha, as conversas virtuais diluíam a distância e o isolamento. Ir à praia no verão trouxe um novo dress code obrigatório: fato-de-banho e máscara. No Natal senti saudades ainda mais intensas dos abraços, de tocar, de estar perto da família e dos amigos, sem condicionamentos. Passou um ano, as fotografias deste diário são o meu estado de alma, quer estivesse a fotografar o Primeiro-Ministro no seu dia-a-dia ou a registar o que acontecia à minha volta. Guardei a memória desses 12 meses numa pasta a que dei o nome 365 – não é um código, mas sim um reminder de um tempo recente que mudou as nossas vidas… para sempre.
Clara Azevedo in 365 Dias que Mudaram as Nossas Vidas
Clara Azevedo nasceu em Lisboa, estudou Design no IADE – Creative University e Fotografia no AR.CO. Foi fotojornalista no jornal Expresso. A partir de 1995 inicia um percurso como fotógrafa independente, tendo desenvolvido vários projetos pessoais que deram origem a 12 livros. Está representada em várias coleções públicas e particulares. Desde 2016 é fotógrafa oficial do Primeiro-Ministro António Costa.
A entrada é livre de acordo com as normas vigentes da DGS.