A Imprensa Nacional vai lançar a coleção «Obras de Mário Soares» e o seu volume de apresentação, numa sessão que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no próximo dia 13 de dezembro, pelas 18 horas, e em que participam o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro, e que poderá ser acompanhada em direto na página de Facebook da Imprensa Nacional, disponível em: https://www.facebook.com/ImprensaNacional
O Vol. 0, com o título As Ideias Políticas e Sociais de Teófilo Braga — Com notas de leitura de António Sérgio e cartas sobre a obra, faz a apresentação da coleção, que será constituída por vários livros que serão lançados pela Imprensa Nacional ao longo dos próximos anos.
Este projeto baseia-se na investigação de mais de dois milhões de documentos do arquivo do antigo Presidente da República, muitos deles inéditos. Esta é uma coleção que, nos seus vários volumes criteriosamente documentados, além das múltiplas obras publicadas em vida — como ensaios doutrinários, depoimentos, crónicas, entrevistas, memórias, discursos e intervenções — acolherá inúmeros escritos inéditos e dispersos, como milhares de cartas trocadas com grandes figuras nacionais e internacionais. Este vasto espólio tem sido estudado, transcrito e anotado, dando-se a conhecer, nesta coleção, pela primeira vez, toda a obra escrita e o pensamento do político e intelectual que foi Mário Soares, figura fundamental da nossa história contemporânea, cujos testemunhos são uma fonte primária, insubstituível e essencial da historiografia portuguesa, mas também europeia e mundial recentes.
A coordenação da coleção é da responsabilidade de José Manuel dos Santos, antigo assessor e colaborador próximo de Mário Soares, para quem «estas Obras de Mário Soares são as de um político que queria ser escritor — e que foi escritor ao ter sido político. Para ele, a escrita e a política eram duas formas de fazer o mundo. Sem uma, a outra não era ela. Com as duas, cada uma era ainda mais do que era.».
A coleção «Obras de Mário Soares» conta com uma comissão científica composta por diversas personalidades, entre as quais historiadores e académicos: António Reis, Bernardo Futscher Pereira, David Castaño, Fernando Rosas, Irene Flunser Pimentel, José Manuel dos Santos, José Pacheco Pereira, Maria Fernanda Rollo, Maria Inácia Rezola, Mário Mesquita e Nuno Severiano Teixeira.