Título: EÇA DE QUEIROZ – UMA BIOGRAFIA
Autor: Alfredo Campos Matos
Apresentação: João Medina
Leitura de textos: Jorge Silva Melo
Edição: INCM
Data: quarta-feira, 25 de outubro
Horário: 18 horas
Local: Biblioteca da Imprensa Nacional
Rua da Escola Politécnica, n.º 135
Lisboa
Entrada livre condicionada apenas à capacidade da sala.
O queirosiano Alfredo Campos Matos traz-nos a 3.ª edição revista e ampliada deste seu estudo sobre o autor de Os Maias, que é já, indiscutivelmente, um clássico. Assim começa o primeiro capítulo dedicado ao nacimento, aos primeiros e ao drama que lhes anda associado:
Pode dizer-se que o episódio romântico que envolveu o nascimento de Eça de Queiroz começa numa pequena e antiga povoação do norte de Portugal, na foz do rio Lima, Viana do Castelo. (…) A criança deveria ver a luz fora de olhares indiscretos que não comprometessem os Pereira d’Eça. (…) A mãe regressa, depois do parto, a Viana do Castelo e o recém-nascido é entregue aos cuidados de Ana Joaquina Leal de Barros, costureira, que vivia em Vila do Conde
Alfredo Campos Matos,
Eça de Queiroz – Uma Biografia, p. 19
E, a propósito desta biografia, escreveu o crítico literário, escritor e professor brasileiro Paulo Franchetti:
Dizer que esta é a mais completa e mais rica biografia de Eça de Queiroz é dizer pouco. Neste volume o leitor encontrará não apenas a informação mais fidedigna sobre a vida do escritor, acompanhada de vasta e preciosa iconografia, mas também reflexões críticas de primeira ordem que, sem afastar do escopo biográfico, permitem uma visão aprofundada do percurso ideológico do autor e da repercussão da sua obra e da sua figura pública entre os contemporâneos. Neste livro generoso encontrará ainda o leitor uma sucinta apresentação editorial das mais notáveis obras queirozianas, acompanhadas de resumo do enredo e seleta coletânea de excertos de opiniões críticas.
Paulo Franchetti, Professor na Unicamp (Campinas)