«Sou um nacionalista místico, um sebastianista racional», escreveu Fernando Pessoa sobre o único livro de poemas em português que publicou em vida: Mensagem, saído a 1 de dezembro de 1934.
A obra havia sido iniciada em 1913. Pessoa demorou cerca de vinte e um anos a terminá‑la e hoje sabe-se que Mensagem não foi o título inicialmente escolhido. Inicialmente o poeta tinha em mente o título Gládio e, mais tarde, pensou intitular a obra de Portugal. Mensagem surgiu, então, como uma terceira, definitiva e derradeira escolha de última hora.
Mensagem inclui 44 poemas que louvam a grandeza do país e do povo português. «O Mostrengo» é um desses poemas e dá conta da bravura dos marinheiros portugueses que, em 1488, dobraram o Cabo das Tormentas. Na esperança de abrir novos caminhos às descobertas portuguesas o cabo seria depois rebatizado de Boa Esperança.
Oiça o podcast «O Mostrengo» aqui.
Agora no site e nos dispositivos móveis, os podcasts da Imprensa Nacional estão acessíveis a todos, a qualquer hora e em qualquer lugar. Pode escutá-los e descarregá-los também nas plataformas internacionais como o Spotify, Apple PodCast, Google Podcasts, entre outros.
Leitura de Tânia Pinto Ribeiro com os cuidados técnicos de Maria Almeida. A música é de «Um Fado» para piano, de Alexandre Rey Colaço.