9 semanas = 9 volumes
a partir de 19 de setembro de 2015
A coleção «Obra Essencial de Fernando Pessoa», em 9 volumes, — que constituirá parte integrante do EXPRESSO a partir do próximo dia 19 de setembro — «tem por proveniência preferencial as versões publicadas pela Edição Crítica de Fernando Pessoa (Imprensa Nacional-Casa da Moeda)».
Ao longo de 9 semanas, serão publicados 9 volumes temáticos, a saber: A Mensagem e Outros Poemas, Poesia Ortónima, Livro do Desassossego, Correspondência e Artigos de Imprensa, Poesia de Ricardo Reis, Poesia de Alberto Caeiro, Poesia de Álvaro de Campos, Prosa Crítica e Ensaística e Contos Policiais.
Cada um dos temas será prefaciado, respetivamente, por Fernando Pinto de Amaral, Richard Zenith, Nuno Júdice, António Feijó, Luís Amaral, Rita Patrício, Clara Ferreira Alves, Miguel Tamen e Pedro Mexia, aos quais coube também a seleção dos textos que cada um considera essenciais e representativos da obra do ortónimo e dos heterónimos de Pessoa.
Durante anos, os investigadores do espólio pessoano trabalharam separadamente, cada um na convicção de estar mais próximo da «verdade» dos textos. Com o tempo, no entanto, foram chegando à conclusão de que as versões a que têm chegado uns e outros são muito semelhantes, confirmando um trabalho muito cuidado e sério da parte dos estudiosos envolvidos.
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda orgulha-se de contribuir para este projeto, disponibilizando grande parte dos textos selecionados, tal como se encontram fixados pelo Grupo de Trabalho para o Estudo do Espólio e Edição da Obra Completa de Fernando Pessoa, coordenado por Ivo Castro, nos 21 tomos já publicados daquele que é considerado o cânone para a obra do poeta — a Edição Crítica de Fernando Pessoa — que, numa parceria com a Alêtheia Editores e o Expresso, se faz agora chegar ao grande público.
Ver reportagem aqui.
RAS