CLUBE DE LEITORES DA IMPRENSA NACIONAL
1.ª edição: 2017/2018
Programa: Leituras e Temas Clássicos da Literatura Portuguesa
Orientação: Gonçalo M. Tavares
Organização: INCM
Local: Biblioteca da Imprensa Nacional (Lisboa)
Periodicidade: mensal
Horário: quintas-feiras, 18:30 – 20:00 h
O Clube de Leitores da Imprensa Nacional é uma iniciativa da editora pública e do escritor Gonçalo M. Tavares.
A 1.ª edição do Clube de Leitores da Imprensa Nacional desenvolverá as suas sessões, totalmente gratuitas, entre outubro de 2017 e julho de 2018, num total de dez (10) sessões.
1. Objetivos:
- Debate sobre as obras proposta por Gonçalo M. Tavares;
- Partilha de conhecimentos, reflexões e inquietações a partir de uma experiência de leitura;
- Reavivar a leitura das obras e dos autores clássicos e trazê-los para o debate contemporâneo.
2. Público-alvo:
- O Clube de Leitores da Imprensa Nacional destina-se sobretudo a pessoas que gostem de ler e que não encarem a leitura apenas como um processo de distração ou de puro passatempo. Este clube não se destina a especialistas de livros. Destina-se àqueles que veem o livro como o início de uma boa conversa.
3. Funcionamento:
- Todas as sessões terão como ponto de partida a leitura de clássicos da Literatura Portuguesa;
- O mesmo livro suscita quase sempre diferentes interpretações e vivências por isso para cada sessão haverá um livro, um autor e um tema — que servirá de tópico para discussão.
- Na sessão, além da leitura em voz alta de excertos do livro, haverá um diálogo sobre o livro proposto bem como sobre outros livros com temas próximos.
- O clube funcionará através de sessões presenciais.
- O clube reunirá com uma periodicidade mensal.
- Cada participante lerá o livro indicado para cada mês.
- Todas as sessões serão orientadas/dinamizadas por Gonçalo M. Tavares.
4. Local de funcionamento
- As sessões decorrerão na Biblioteca da Imprensa Nacional sita na Rua da Escola Politécnica n.º 135 em Lisboa (entre o Largo do Rato e o Jardim do Príncipe Real).
- Como chegar: Autocarro: 773 e 758; Metro: Rato; Coordenadas GPS: N 38º 43′ 4.45″ W 9º 9′ 6.62″
5. Calendário das sessões
- A agenda das sessões será definida pelo orientador do clube juntamente com os seus membros, com início previsto para outubro de 2017.
- As sessões do Clube de Leitores da Imprensa Nacional ocorrerão uma vez por mês, sempre num dia útil (quinta-feira), ao final da tarde, entre as 18:30 e as 20:00 horas.
6. Admissão
- O número de participantes será limitado a 15 (quinze);
- Para participar no Clube de Leitores da Imprensa Nacional Casa da Moeda os interessados deverão enviar um pequeno texto explicativo (cerca de 1200 caracteres em formato Word) do seu percurso académico e profissional e a motivação que os leva a querer participar no Clube de Leitores da Imprensa Nacional.
- O critério de selecção dos participantes será efectuado com base no texto de motivação enviado. Os candidatos deverão ainda disponibilizar as seguintes informações:
- Nome completo
- Data de Nascimento
- Profissão
- Contacto email
- Contacto telefónico
- As candidaturas deverão ser enviadas para o email: clube.leitores@incm.pt
- A seleção dos participantes ficará a cargo da Imprensa Nacional Casa da Moeda e será comunicada para o endereço email e /ou telefónico facultado pelos participantes.
- Todas as informações adicionais deverão ser solicitadas por escrito para o email: clube.leitores@incm.pt
7. Programa
- Sessão 1 – Sobre a morte
Gil Vicente – Auto da Barca do Inferno
- Sessão 2 – Sobre o amor e o desejo
Camões – Os Lusíadas (canto IX)
- Sessão 3 – Sobre a linguagem
Padre António Vieira – Sermões (Sermão aos peixes)
- Sessão 4 – Sobre as utopias
Eça de Queirós – O Mandarim
- Sessão 5 – Sobre a técnica e a cidade
Cesário Verde – O Livro de Cesário Verde
- Sessão 6 – Sobre a arte
Almada Negreiros – Manifestos
- Sessão 7 – Sobre a loucura e a racionalidade
Mário de Sá Carneiro – A Loucura
- Sessão 8 – Sobre a doença e a beleza
José Régio – O Príncipe com Orelhas de Burro
- Sessão 9 – Sobre o poder e a imaginação
Vitorino Nemésio – Poesia
- Sessão 10 – Sobre a identidade
Fernando Pessoa – Livro do Desassossego
8. Disposições finais
- Os membros do Clube devem respeitar-se mutuamente e cumprir as regras básicas de boa convivência, caso não o façam reserva-se o direito à Imprensa Nacional — Casa da Moeda de anular a sua participação.
- A não comparência, sem aviso prévio, a duas (2) ou mais sessões consecutivas, reserva-se o direito à Imprensa Nacional — Casa da Moeda de anular a sua participação e de substituir o participante.
- Somente serão consideradas as inscrições que estiverem em conformidade com as normas estabelecidas neste Regulamento.
- Ser membro do Clube de Leitura da Imprensa Nacional pressupõe a aceitação e cumprimento dos termos propostos no presente Regulamento.
* Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Desde 2001 publicou livros em diferentes géneros literários e está a ser traduzido em mais de 50 países. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Como Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros. Alguns outros prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). Foi também por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Femina. Uma Viagem à Índia recebeu, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela APE 2011. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas, etc. Já em 2017 publicou A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado, pela Bertrand Editora.