A coleção «Estudos de Religião» acaba de acolher Religião, Território e Identidade — Contextos Metropolitanos, um título que reúne vários autores num trabalho de investigação colaborativa: Alfredo Teixeira (coordenador), Margarida Franca, Helena Vilaça, Steffen Dix, Jorge Botelho Moniz e José Pereira Coutinho. A coordenação científica é do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da Universidade Católica Portuguesa e a chancela é da Imprensa Nacional.
O itinerário que se propõe neste livro parte da observação do particular impacto da Área Metropolitana de Lisboa na configuração das metamorfoses do religioso na sociedade portuguesa, e integra essa discussão no plano mais amplo das dinâmicas globais. Os contextos metropolitanos apresentam-se, afinal, como o principal laboratório para a observação de uma mudança cultural de amplas dimensões — a passagem da geografia dos universos estáveis ao pluriverso dos mapas interculturais.
«De acordo com o inquérito Identidades Religiosas em Portugal, de 2011 (CERC‑CESOP), o pluralismo religioso, no território português, está muito concentrado na Área Metropolitana de Lisboa. Mais de metade da população não crente (55,2 %) encontra-se nesta região. A Área Metropolitana de Lisboa reúne 62,2 % dos inquiridos pertencentes a uma denominação protestante (incluindo os evangélicos). Reúne ainda 51 % das Testemunhas de Jeová e 61,5 % dos pertencentes a outras religiões. Também nessa região se verifica a percentagem mais elevada de outros cristãos (47,2 %) e de crentes sem religião (43,5 %). Ou seja, à escala do país, a região apresenta uma singular experiência de diversidade quanto às posições face à religião e aos tipos de pertença ou não pertença religiosa. Nessa singularidade, a região pode ser lida como um ‘laboratório’ da diversidade religiosa em Portugal.»
Alfredo Teixeira in Introdução
Neste volume o leitor encontrará os seguintes ensaios:
«A geografia da religião em contextos metropolitanos», de Margarida Franca
«Catolicismo e território: Dinâmicas de metropolização», de Alfredo Teixeira
«Duas maiorias no universo religioso minoritário: Protestantes e Testemunhas de Jeová na Área Metropolitana de Lisboa», de Helena Vilaça
«A diversidade das formas de viver sem religião e sem deuses, na história europeia e na atualidade portuguesa», de Steffen Dix
«Secularização na Área Metropolitana de Lisboa: Deslocação, recomposição ou fragmentação da religião?», de Jorge Botelho Moniz
«Religiosidade e gerações: A Área Metropolitana de Lisboa em contexto europeu», de José Pereira Coutinho
A coleção «Estudos de Religião» acolhe estudos e ensaios multidisciplinares sobre as religiões e as dimensões religiosas da cultura. Teologia e Poesia em Carlos Drummond de Andrade — Busca de Sentido e Razão de Recusa de Deus, de Alex Villas Boas, Génese e Institucionalização de Uma Experiência Eremítica — Da «Pobre Vida» à Congregação da Serra de Ossa (1366-1510), de João Luís Inglês Fontes, Livro, Texto e Autoridade, de Rita Mendonça Leite, A Teologia Ficcional de José Saramago, de Marcio Cappelli, e A Religião no Espaço Público Português, de Helena Vilaça e Maria João Oliveira, são os títulos que já se encontram disponíveis na coleção, aos quais se junta agora Religião, Território e Identidade — Contextos Metropolitanos.
Sobre os autores
Alfredo Teixeira é Doutor em Antropologia Política (ISCTE-IUL) e Mestre em Teologia Sistemática (FT-UCP). É professor associado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Colabora também com o programa de Mestrado e Doutoramento em História e Cultura das Religiões da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desenvolve a sua investigação no Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e no Centro de Estudos de História Religiosa (UCP). É coeditor da Revista de Estudos da Religião (REVER), da Pontifícia Universidade de São Paulo, coordena a rede de investigadores «Religião nas Múltiplas Modernidades» e integra a Comissão da Liberdade Religiosa do Ministério da Justiça (2016-). Foi vice-presidente da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa entre 2013-2016 e coordenou os seguintes projetos e grupos de trabalho: «Itinerários e trajetórias crentes na cidade», «Cultura religiosa na Escola», «Morfologia do campo religioso na sociedade portuguesa», «Ação social da Igreja católica», «Identidades religiosas em Portugal», «Arte é Liturgia?», «Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa», «Literatura, estética e performatividades da Casa Comum».
Helena Vilaça é Doutora em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é professora no Departamento de Sociologia. É investigadora integrada do Instituto de Sociologia da UP, tendo sido uma das fundadoras e membro da primeira direção. É também investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da UCP. Em 2011, foi professora convidada da Universidade de Uppsala e, em 2017, bolseira do Programa Fulbright «Religious Pluralism». Representou a Península Ibérica no Conselho da International Society for the Sociology of Religion (2014-2021) e coordena a secção de Sociologia da Religião na Associação Portuguesa de Sociologia. É coordenadora nacional do EUREL Project (Sociological and Legal Data on Religions in Europe and Beyond). As temáticas que investiga têm sido enquadradas em várias redes e projetos nacionais e internacionais, dos quais se salientam: «Identidades religiosas e dinâmica social na AML», «Imigração, etnicidade e religião: comunidades religiosas e imigrantes da Europa de Leste», «L’Église catholique dans les pays occidentaux face aux nouveaux défis éthiques, sociaux et politiques», «Church and Religion in the Enlarged Europe», «Religious and Moral Pluralism». Entre as suas publicações, destacam-se: Da Torre de Babel às Terras Prometidas: Pluralismo Religioso em Portugal (2006), The Changing Soul of Europe: Religions and Migrations in Northern and Southern Europe (2014) e, em coautoria com Maria João Oliveira, A Religião no Espaço Público Português (2019).
Jorge Botelho Moniz é Doutor em Ciência Política, na especialidade de Teoria e Análise Política (NOVA FCSH), Mestre em Direito (NOVA School of Law) e licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais (NOVA FCSH). É diretor da licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais e professor auxiliar na Universidade Lusófona. É investigador associado ao IPRI — Instituto Português de Relações Internacionais e ao Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade — CIPES. Além disso, foi Visiting scholar em Sciences Po Paris, Campus de Poitiers (2014), correspondente da EUREL (EUrope-RELigion) — Universidade de Estrasburgo (2017-19) —, adido político na Embaixada da Bélgica em Lisboa (2019‑20), membro da Direção do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (2019-2021) e responsável pela política de investigação na REPER — Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (2020-2021). Foi bolseiro de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), apoiado pelo Erasmus Mundus Action 2, Programa da União Europeia (2014-16), e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2016-19).
José Pereira Coutinho é Doutor em Sociologia (ISCTE-IUL). É membro integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP). As suas linhas de investigação são a religiosidade, o catolicismo, as gerações (com foco na juventude) e a transmissão religiosa, privilegiando perspetivas comparativas e quantitativas. Participou no projeto «Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa». Recentemente, viu publicado o seu livro Religião em Portugal: Análise Sociológica (ICS, 2020).
Margarida Franca é Doutora em Geografia Humana (FL — Universidade de Coimbra) e Mestre em Geografia — Planeamento Regional de Local (FL — Universidade de Lisboa). É professora adjunta convidada da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Desenvolve a sua investigação no Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP) e, na qualidade de investigadora colaboradora, integrou a equipa do projeto «Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa». Atualmente trabalha ainda na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, integrando a Equipa Técnica do Programa Operacional Regional do Centro (2001-). É Vogal da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (2021-) e membro da Equipa da Pastoral de Turismo da Diocese de Coimbra (2019-).
Steffen Dix é Doutor em Estudos Culturais (com especialização em Estudo Comparativo da Religião) na Universidade de Tübingen, na Alemanha. É professor auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, onde ensina Estudos Europeus. Em termos de investigação, é membro integrado no Centro dos Estudos Globais da Universidade Aberta e investigador colaborador no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Os seus interesses de investigação incluem o Modernismo europeu, a secularização e a relação entre religião e modernidade na Europa. É autor e editor de vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas internacionais. Coordenou a edição crítica alemã das Obras Completas de Fernando Pessoa, publicada pela prestigiada editora S. Fischer.