O que foi a visita do Sr. Dr. António José de Almeida ao Brasil. Impressões, artigos de jornais, discursos, notas de «reporter», etc., por Luís Derouet, enviado especial de O Mundo ao Brasil. Com um prefácio de S. Ex.ª o Presidente da República Portuguesa.
Edição conjunta da Imprensa Nacional e da Sociedade Editora O Mundo. Lisboa, 1923.
Por ocasião das comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil, em setembro de 1922, o Presidente da República Brasileira, Epitácio Pessoa, convidou o Presidente da República Portuguesa, António José de Almeida, a visitar o país, aproveitando a inauguração da Exposição Internacional. A comitiva presidencial incluiu vários jornalistas, entre os quais se encontrava Luís Derouet, como enviado especial do jornal O Mundo, a quem caberia recolher todos os registos documentais, fotográficos e jornalísticos da viagem. Derouet conciliava, desde 1910, as funções de diretor-geral da Imprensa Nacional com a carreira jornalística.
Em março de 1922, o presidente do ministério e ministro do Interior, António Maria da Silva — especialmente sensível aos processos de internacionalização e de modernização tecnológica — tinha autorizado Luís Derouet a viajar a França, Alemanha e Áustria, em missão gratuita, para o estudo das artes gráficas. Pouco depois, aproveitando a viagem do Presidente da República ao Brasil, o diretor-geral da Imprensa Nacional — que partia na comitiva — foi autorizado a viajar pela América do Sul para estudar os «estabelecimentos de natureza gráfica».
Da visita presidencial resultou, com especial sucesso, esta edição organizada por Luís Derouet que, na qualidade de jornalista de O Mundo, registara em detalhe a visita de António José de Almeida. A obra, prefaciada pelo próprio Presidente da República, foi reconhecida por António Maria da Silva como «um apreciável trabalho de documentação e interesse acerca da viagem», sendo publicada pela Sociedade Editora O Mundo, com apoio artístico e técnico da Imprensa Nacional.
O trabalho de edição que coube à Imprensa Nacional mereceu um louvor especial do seu diretor-geral, que, em maio de 1923, destacou a «dedicação de quantos intervieram na execução artística do livro […] saído dos prelos da Imprensa, […] em especial o chefe da secção tipográfica n.º 1, Carlos António da Silva, cujos conhecimentos técnicos e comprovado zelo mais uma vez ficaram assinalados na direção do serviço que lhe foi confiado.». Também o Presidente do Ministério, António Maria da Silva, louvou publicamente a edição em Portaria, de 12 de maio, «considerando que o referido livro […] atesta invulgares qualidades, merecedoras a todo o título de louvor, pois que não só se trata de um trabalho de inteligente propaganda luso-brasileira, como também um arquivo útil e brilhante do muito que sobre Portugal se disse e escreveu por ocasião da visita do Chefe do Estado aos Estados Unidos do Brasil […]», autorizando ainda Luís Derouet a realizar uma missão de estudo «das artes gráficas e de propaganda» ao Brasil.
As suas 372 páginas reúnem a compilação de reportagens, fotografias, discursos e outros documentos, numa edição marcada por especial cuidado gráfico e com larga distribuição em Portugal e no Brasil.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 08-2-D-1-1/021.
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.