Numa iniciativa em prol da cultura e da leitura, e com o impulso de permanecer em contacto com o público leitor, a Imprensa Nacional começou, em março de 2020, a disponibilizar livros em formato PDF de forma totalmente gratuita e partilhável. E não parou. Hoje a editora pública portuguesa, dando continuidade à sua missão de serviço público, tem à disposição numerosos títulos, muitos já descatalogados e desta forma tornados novamente acessíveis.
A partir de hoje fica disponível o título D2 Victor Palla, publicado em outubro de 2011, pela Imprensa Nacional em parceria com a Silvadesigners, e que se encontra há muito esgotado. Pode agora ser descarregado gratuitamente no site da editora. Aqui:
https://imprensanacional.pt/wp-content/uploads/2022/03/D2-Victor-Palla-1.pdf
Arquiteto, fotógrafo, pintor e designer, editor, galerista, tradutor e ceramista, Victor Palla é autor de uma obra multifacetada de grande modernidade. Das suas mãos saíram inúmeras capas de livros e revistas onde é evidente a sua sólida sensibilidade espacial, decorrente da formação em arquitetura, associada a um rigoroso sentido plástico resultante da sua prática pictórica e olhar fotográfico.
D2 Victor Palla é o volume dois da «Coleção D», uma coleção dedicada aos designers portugueses de várias gerações, com especial atenção aos criadores contemporâneos. Apresentam-se autores de várias disciplinas, da comunicação aos objetos, da moda ao grafismo, da publicidade à ilustração. São monografias essencialmente visuais, que pretendem ser um primeiro encontro com a rica mas ainda mal estudada história do design português, sublinhando a sua excelência e importância no presente e no futuro do ensino e da prática do design. A edição bilingue permite o alargamento do público-alvo bem como do mercado a que se destina.
D2 Victor Palla conta com o prefácio de Bárbara Coutinho intitulado: «Victor Palla, para além dos limites formais do papel»
A excelência e diversidade formal deste trabalho nascem de um experimentalismo que explora as linguagens, técnicas e materiais das diferentes expressões artísticas. A influência da arquitetura encontra-se nos diferentes enquadramentos arquitetónicos, na simultaneidade de escalas e na sucessão/interceção de planos de cor que rompem com a bidimensionalidade da folha, sugerindo lugares de grande dinamismo espacial. Em paralelo, um apurado sentido de composição, herdado da pintura e da fotografia, e uma singular capacidade para trabalhar a cor, a luz e a sombra.
In «Prefácio»