Edição comemorativa associada à exposição organizada no âmbito do centenário da Vista Alegre (1824-1924), composta e impressa nas oficinas gráficas da Biblioteca Nacional, 15 de agosto de 1924.
A Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi criada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, sendo a primeira unidade industrial do país dedicada à produção de porcelana. Cem anos mais tarde, sob administração dos descendentes de Pinto Basto, a fábrica atravessou uma fase de renovação, quer no plano industrial como no domínio estético, adaptando-se, em termos criativos e decorativos, ao estilo modernista da época.
Esta edição, intitulada A Fábrica da Vista Alegre. O Livro do seu centenário (1824-1924), representa o catálogo de uma exposição promovida por ocasião do primeiro centenário da fábrica, cuja comissão organizadora foi integrada, entre muitos outros, por Joaquim de Vasconcelos (presidente da comissão e então diretor do Museu Industrial do Porto), José de Figueiredo (vice-presidente da comissão e diretor do Museu de Arte Antiga), Afonso Lopes Vieira, Columbano Bordalo Pinheiro, Egas Moniz e José Malhoa.
Numa advertência inicial sobre a edição, explica-se não ter esta «qualquer pretensão a trabalho literário, histórico ou técnico», sendo antes uma obra de divulgação, destinada a dar a conhecer a Vista Alegre bem como a homenagear o seu fundador.
A obra contou com uma tiragem especial de 200 exemplares em papel Leorne, numerados e assinados, incluindo várias gravuras impressas em papel couché. Um desses exemplares encontra-se na biblioteca da Imprensa Nacional.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 08-2-D-2-1/001
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.