Depois do sucesso das primeiras edições do Atlas da Língua Portuguesa já estão disponíveis as versões bilingues português/castelhano, português/inglês, português/francês e português/mandarim! E, muito em breve, chega a versão português/árabe.
Feitos em parceria com o Governo de Portugal, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o Camões, Instituto de Cooperação e da Língua estes livros são da autoria dos professores Luís Antero Reto, Fernando Luís Machado e José Paulo Esperança. Magnificamente ilustrados e com uma escrita apelativa, os atlas apresentam, em dez capítulos, informações atualizadas sobre os vários aspetos da expressão global da língua portuguesa. Destacam-se informações detalhadas sobre geografia, demografia, expressão económica e geoestratégica, mobilidade humana, cultura, artes e património comum dos Países de Língua Portuguesa.
À semelhança do inglês, do espanhol e do francês, está enraizada nos cinco continentes e figura na lista das seis línguas mais faladas no Mundo, sendo a 3.ª língua europeia mais falada à escala global e a 1.ª mais falada no Hemisfério Sul. Hoje, a língua portuguesa é uma língua viva, sem fronteiras, multifacetada e global e cuja difusão geográfica — fruto da expansão marítima de séculos XV e XVI — constitui uma das suas grandes mais‑valias.
Fernando Pessoa referia-se à língua como o lugar onde se está e onde se vive, chamando a isso «pátria». «A minha pátria é a língua portuguesa», escreveria o seu semi-heterónimo Bernardo Soares, em o Livro do Desassossego, criando sem o saber, o que viria a servir de mote à lusofonia. E o português pertence, há muito, a várias «pátrias», a várias nações: nações feitas e nações em processo de formação, como é o caso de Timor — o primeiro novo Estado soberano do século XXI. Falada em Portugal, no Brasil, em Moçambique, em Cabo Verde, na Guiné-Bissau, em São Tomé e Príncipe, em Angola e em Timor, a língua portuguesa é a língua oficial dos países que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No total estes oito países da CPLP ocupam uma superfície de quase 11 milhões de quilómetros quadrados, cerca de 7% da superfície continental do planeta. E também em Macau é língua oficial.
Mas a língua portuguesa é muito mais:
É uma língua presente nos sistemas educativos mundo fora;
é uma língua política, institucional, de negócios e de trabalho;
é uma língua da cultura e da ciência;
é uma língua na rede e no mercado concorrencial das línguas;
é uma língua em expansão, que vai aumentar o número de falantes até 2100.