ROSA, Francisco da Silva

  • Nascimento
    1931
  • Morte
  • Categoria Profissional
    Compositor manual
Biografia

Natural de Faro, nasceu em 28 de julho de 1931. Era filho de Manuel Rosa e de Rita dos Reis da Silva.

Era compositor manual na Imprensa Nacional quando foi preso pela PIDE, em 11 de novembro de 1959, sob acusação de exercer «atividades subversivas», tendo recolhido à cadeia do Aljube.

Foi restituído à liberdade em 7 de dezembro de 1959 e julgado em 9 de novembro de 1960 pelo Plenário do Tribunal Criminal da Comarca de Lisboa, tendo por advogados de defesa Mário Soares, Duarte Turras e Rui Cabeçadas. Foi então condenado a 13 meses de prisão, somando-se a esta pena a suspensão de direitos políticos durante 5 anos e o mínimo de imposto de justiça. Contudo, a pena de prisão foi declarada suspensa por 5 anos. Em 22 de junho de 1961 foi demitido do quadro de pessoal assalariado da Imprensa Nacional, sendo então compositor de 3.ª classe.

Em maio de 1962 foi entregue à PIDE pela PSP de Lisboa para averiguações, tendo então recolhido ao Depósito de Presos de Caxias e transferido para a cadeia do Aljube em agosto. Foi restituído à liberdade em outubro do mesmo ano, mas já impedido de regressar ao trabalho na Imprensa Nacional, onde só seria readmitido após o 25 de Abril de 1974.