Fernando Pinto do Amaral, professor universitário, Jorge Reis‑Sá, coordenador da coleção «Plural» e Cláudio Garrudo, em representação da INCM, participaram, no dia 4 de maio na sessão que a Imprensa Nacional dedicou aos poetas brasileiros publicados na sua coleção de poesia, a «Plural».
Entre os poetas brasileiros publicados nesta coleção estão nomes como Oswald de Andrade, Ferreira Gullar, Eucanaã Ferraz, Antonio Carlos Secchin, Alice Sant’Anna, Antonio Cícero, Paulo Henriques Britto e Paulo Leminski. Na sessão será discutida a importância e a necessidade de se publicar os poetas brasileiros em Portugal e de que forma a coleção «Plural» está a fazê-lo.
Criada em 1982 por Vasco Graça Moura, então administrador responsável pelo pelouro editorial na INCM, a «Plural» acolheu, até ao fecho daquela década, obras de novos mas já promissores autores, que tiveram nela a sua primeira oportunidade de publicação. Entre os títulos publicados encontram-se obras de ficção, ensaio, dramaturgia e mesmo artes plásticas, mas sobretudo de poesia. Com a criação do Prémio IN/Vasco Graça Moura, em 2015, a editora pública decidiu fazer reviver esta emblemática coleção e o essencial do seu objetivo.
É desígnio da atual «Plural» publicar as obras poéticas distinguidas no âmbito do Prémio, mas também outras obras de indubitável qualidade que não encontraram ainda a justa oportunidade de publicação ou que são de acesso difícil para o público português. Esta coleção renasce como espaço dedicado à poesia do grande universo da língua portuguesa — espaço de liberdade, espaço de literatura, espaço de difusão, espaço de pluralidade — homenageando a memória plural do renascentista português dos séculos xx e xxı que foi Vasco Graça Moura.
Esta sessão realizou-se no âmbito do Lisboa 5L que decorreu entre os dias 4 e 7 de maio, na cidade de Lisboa.