1.ª Edição (2017)

 

VENCEDOR

Mundo Grave
Pedro Pereira Lopes
Ver na loja online

 

 

 

As férias do inspetor especial, Costley Liyongo, decorriam serenamente na cidade de Inhambane, quando um telefonema do diretor da polícia de investigação criminal lhe deixa claro que, devido a uma emergência, era forçosa a sua comparência no serviço.
Num velho prédio, outrora uma espécie de hotel barroco, uma prostituta tinha sido assassinada. Este será o ponto de partida para uma investigação que se irá adensando à medida que os homicídios se sucedem e ganham contornos fantásticos.

 

MENÇÃO HONROSA

Bebi do Zambeze
António Manna
Ver na loja online

 

 

 

A escrita de António Manna remete-nos enquanto leitores para universos e memórias da cultura africana. Ao longo de quatro contos, onde a realidade e a fantasia se entrecruzam, envoltos na presença de uma natureza encantada e atuante, são evidenciados temas como maldições, magias ancestrais, rituais e sofrimentos de amor.

 

2.ª Edição (2018)

 

VENCEDOR

Saga d’Ouro
Aurélio Furdela
Ver na loja online

 

 

 

O romance Saga d’Ouro remete-nos enquanto leitores para universos e memórias da cultura africana e do colonialismo. Através de uma escrita forte e por vezes chocante, o autor reconstrói a figura de um chefe como antiherói, cruel, fraco, ameaçado e, possivelmente, o causador da desgraça que grassa no Estado do Mwenemutapa…

 

MENÇÃO HONROSA

Sonhos Manchados, Sonhos Vividos
Agnaldo Bata
Ver na loja online

 

 

 

Após ler o bilhete, uma peste de pensamentos invadiu a mente da Gertrudes. Os últimos dias tinham sido difíceis, o assunto «Macossa» instalara-se na sua mente e agia como um vírus num sistema operativo indefeso. Normalmente, o raciocínio de Gertrudes não era indefeso, tinha capacidades suficientes para discriminar a razão da emoção, contudo, «Macossa» era um caos na sua mente, deixava-a com essa sensação de incapacidade.

 

3.ª Edição (2019)

 

VENCEDOR

A Ilha dos Mulatos
Sérgio Simão Raimundo

 

MENÇÕES HONROSAS

O homem que vivia fugindo de si
Japone Matias Loudel Caetano Agostinho

O amor que há em ti
Néusia de Larsane Abílio Pelembe

4.ª Edição (2020)

 

VENCEDOR
Marizza, de Mélio João Tinga

MENÇÃO HONROSA
Eva, de Léo Cote