No âmbito das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitectura, a Ordem dos Arquitectos vai distinguir o Professor Eduardo Lourenço, figura destacada da cultura e do pensamento portugueses do nosso tempo, com a atribuição do título de Membro Honorário.
De recordar que filósofo, pensador e professor português, de 97 anos, colaborou, por diversas vezes, com a Imprensa Nacional, tendo publicado na editora pública portuguesa vários ensaios, entre eles O Espelho Imaginário – Pintura Anti-Pintura Não-Pintura, Fernando, Rei da Nossa Baviera ou Nós e a Europa, Ou as Duas Razões.
A obra do Professor Eduardo Lourenço, singular, inventiva, extensa, revela a cultura portuguesa de um modo encantatório, também nas nossas fragilidades e assombros. A arquitectura portuguesa ajudou a construir e a espacializar esse mundo, tantas vezes revelado nos seus ensaios. Esta distinção é uma forma dos arquitectos portugueses agradecerem ao Professor Eduardo Lourenço a inspiração para compreender e defrontar as adversidades do nosso contexto, e também a serenidade e a elevação da sua personalidade que servem de exemplo para todos nós.
Gonçalo Byrne, Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos
A sessão de atribuição de título de Membro Honorário a Eduardo Lourenço decorrerá a 30 de outubro, sexta-feira, pelas 18 horas, e será transmitida em streaming através das páginas de Facebook e YouTube da Ordem dos Arquitectos e também no respetivo site, em www.arquitectos.pt/membrohonorario/2020/.
Fotografia de Eduardo Lourenço por Tiago Miranda