
A coleção «Olhares» continua a somar títulos. Muito em breve receberá O Poeta na Cidade, A Literatura Portuguesa na História, de Helena Carvalhão Buescu.
A obra trata da relação entre História e Literatura, um dos elementos fundadores do que hoje consideramos como o fenómeno literário e, muito embora sob diversíssimas configurações, tem contribuído para a perceção das duas formas de discurso como mutuamente fecundáveis e em vários aspetos certamente próximas. Em alguns momentos, as fronteiras parecem quase indistintas: por exemplo, como veremos, em casos-chave da historiografia medieval a separação entre facto e ficção é pouco operativa, e ambos parecem fazer parte de um mesmo universo imaginário. Em outros momentos, porém, e com diferentes conceitos operatórios, parece chegar-se quase a uma conceção antagonista das duas formas de discurso, como se a uma, e só a uma, coubesse o monopólio da verdade; enquanto a outra pareceria construir-se com base num afastamento potencialmente perigoso do real, ficando «presa» da imaginação.
A posição que este livro defende repousa sobre a compreensão de que os vínculos entre História e Literatura, sendo de compreensão essencial para ambas, devem refletir a sua variação histórica.
Helena Carvalhão Buescu é catedrática na Faculdade de Letras de Lisboa, onde fundou e dirigiu o Centro de Estudos Comparatistas. Colabora regularmente com universidades estrangeiras, em especial na Europa, Estados Unidos e Brasil, onde tem sido professora ou investigadora convidada. Membro da Academia Europæa e sócia correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.