Skip to content
logo dark-logo logo dark-logo
  • Editora
  • Edições
  • Cultura
    • Notícias
    • Autores
    • Entrevistas
    • Opinião
    • Exposições
  • Digital
    • Livros em PDF
    • Audiolivros
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Citações
    • Passatempos
  • Prémios
    • Prémios Literários
    • Prémio Jornalismo
    • Prémio de Arte
  • Infantojuvenil
  • História
  • Biblioteca
Search Icon Search Icon
Agenda Date Icon Date Icon Date Icon
Agenda Close
Calendário
Ver todos os eventos
Eventos
Agenda Image
01 Ter
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Ter, Out 07 -
Agenda Image
01 Ter
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Ter, Out 07 -
Agenda Image
13 Sex
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Sex, Mai 13 -
Agenda Image
18 Sáb
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sáb, Jun 18 -
Agenda
Agenda Image
01 Thu
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
13 Fri
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Fri, May 13 -
Agenda Image
18 Sat
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sat, Jun 18 -
Search Close Icon
left arrowVoltar atrás
  • Cultura
  • Notícias

Novidade editorial | O Essencial sobre Hamlet, de Maria Sequeira Mendes

Publicado a 18 Jan, 2023 - 12:53
William Shakespeare

Julga-se que Hamlet é, depois da Bíblia, a obra sobre a qual mais se escreveu.  A trágica história do príncipe da Dinamarca é uma das mais longas tragédias de Shakespeare e a que mais tinta fez correr, tamanha é a força e o fascínio do seu herói. Só na World Shakespeare Bibliography indicam-se 14 115 artigos, capítulos, livros e antologias que mencionam Hamlet como palavra-chave.

É também quase consensual que seriam precisas múltiplas vidas para se dominar toda a literatura crítica sobre este texto de William Shakespeare, autor maior das letras universais, criador de personagens que transcenderam o seu tempo e a quem a Imprensa Nacional já dedicou um livro: O Essencial sobre William Shakespeare, de Mário Avelar.

A proliferação de interpretações sobre a peça sugere que estamos condenados a ler mal esta obra-prima, e que existe um Hamlet para cada pessoa. As páginas deste livro organizam-se em torno de grandes questões na peça e procuram dar acesso ao leitor ao que se sabe (ou não) sobre o texto.

Há tantos Hamlet quantos leitores. W. W. Greg demonstrou de forma persuasiva que o Fantasma é uma alucinação (1917), um produto da mente de Hamlet. Coleridge moldou Hamlet à sua pessoa (1774). Hegel recorreu ao Príncipe da Dinamarca para exemplificar a autonomia do espírito em Fenomenologia do Espírito (1807). Iris Murdoch, em The Black Prince (1973), parodia algumas leituras da peça, como as de Freud, que usou Hamlet para ilustrar o complexo de Édipo em The Interpretation of Dreams (1900). Mais ainda, existe um pré-Hamlet, um espectro do texto, vindo do passado, que parece preceder a escrita da peça por Shakespeare. Temos igualmente o conjunto de objetos díspares e de reações a que a peça deu origem. Aliás, pode-se considerar que as consequências culturais da escrita de Hamlet excedem a peça: Goethe criou o seu Hamlet em Werther (1774); Joyce invocou-o no famoso capítulo da biblioteca, em Ulisses (1922); Berlioz compôs a canção «A Morte de Ophelia» (1842) e Duke Ellington, «Madness in Great Ones — Hamlet» (1956), entre inúmeros outros exemplos.

Maria Sequeira Mendes, in O Essencial sobre Hamlet

Se é verdade que Hamlet é considerada uma das melhores (e piores) obras da literatura mundial, também é verdade que mantém hoje, como ao longo dos séculos, a capacidade de nos surpreender a todos. E se existe um Hamlet para cada pessoa, o que se encontra em O Essencial sobre Hamlet é o de Maria Sequeira Mendes, autora deste que é o nr.º 147 da icónica coleção da Imprensa Nacional, «O Essencial Sobre».

«O resto é silêncio.» (Hamlet, ato 5, cena 2)

Maria Sequeira Mendes é professora na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa. Estudou na Universidade Católica de Lisboa e na Universidade de Lisboa. Entre 2005 e 2017 ensinou na Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa. Foi Beaufort Visiting Scholar em St John’s College, na Universidade de Cambridge. Escreveu The Ordeals of Interpretation (2020), e coedita o site de poesia e crítica Jogos Florais.

William Shakespeare Black tag icon
Go Top Icon
Footer Logo Footer Logo
  • Facebook Logo
  • Instagram Logo
Loja Online INCM
Editora
Edições
Cultura
  • Notícias
  • Autores
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Exposições
Digital
  • Livros em PDF
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Citações
  • Passatempos
Prémios
  • Prémios Literários
  • Prémio Jornalismo
  • Prémio de Arte
Infantojuvenil
História
Biblioteca
Livrarias
Transportes

Autocarros: 58

Metro: Rato

Coordenadas GPS

N 38º 43' 4.45" W 9º 9' 6.62"

Contacto

Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, Nº135, 1250-100 Lisboa

213945772editorial.apoiocliente@incm.pt
© 2025 Imprensa Nacional
Imprensa Nacional é a marca editorial da
Privacidade Termos e Condições Declaração de acessibilidade