João Guedes (1921-1982) foi o ator e encenador escolhido para o volume 11, o derradeiro da coleção «Biografias do Teatro Português».
Figura fascinante, versátil e ao mesmo tempo secreta, ligada ao Teatro Experimental do Porto (TEP) desde a primeira hora, o retrato de João Guedes permite alargar o nosso entendimento de como se podia estar no teatro e no cinema — em circunstâncias muito particulares ditadas pela ditadura salazarista — de uma forma singular, sem que essa singularidade se convertesse em vedetismo ou anulasse uma consciência permanente da dimensão coletiva e engajada do trabalho artístico.
Esta biografia, de autoria de Francisca Salema, convida o leitor a descobrir a dedicação de João Guedes a uma companhia verdadeiramente experimental, o TEP, o seu progressivo domínio dos instrumentos técnico-artísticos, o percurso conduzido por um intrínseco espírito descentralizador e ainda a sua presença incontornável nas películas e na história do cinema português.
O percurso traçado a partir da documentação não muito abundante que Francisca Salema encontrou revela alguém que, num tempo de restrições, censura e grandes sonhos de um teatro transformador e atuante, soube sempre que caminhos trilhar e que oportunidades aproveitar para manter aceso o seu amor pelo teatro e uma empenhada missão (trans)formadora.
Francisca Salema nasceu em Lisboa em 1994, é licenciada em Estudos Gerais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com um major em Artes do Espetáculo. É autora, investigadora, produtora e artista. O seu trabalho artístico multidisciplinar, que assina como Sallim, estende-se das artes visuais e têxteis à música e à poesia. Com dois álbuns editados, integra o coletivo-editora independente Cafetra desde 2016. Trabalha na Fundação Calouste Gulbenkian na área de produção cultural e conclui um mestrado em Estética e Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.
A coordenação científica da coleção «Biografias do Teatro Português» está a cargo de Maria João Brilhante e Ana Isabel Vasconcelos, professora auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, onde leciona, desde 1991, Literatura Portuguesa e História do Teatro Português.
A edição é o resultado de uma parceria com TNDM II, TNSJ e Imprensa Nacional.