Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Clara Rowland (Presidente)
Clara Rowland é professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes.
As suas publicações na área dos Estudos Brasileiros incluem ensaios sobre Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Bernardo Carvalho, Raduan Nassar, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, entre outros.
Clara Rowland é membro integrante do Conselho Editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Jorge Reis-Sá
Nasceu em Vila Nova de Famalicão a 9 de abril de 1977. Licenciado em Biologia, foi fundador e editor das Quasi Edições entre 1999 e 2009, e diretor editorial na Babel de 2010 a 2013. Atualmente é editor da Glaciar e consultor editorial, colaborando com diversas instituições e editoras.
Publicou poesia, narrativa e crónica. Em 2013 reuniu os seus poemas no volume Instituto de Antropologia; em 2014 assina, com Henrique Cymerman, Francisco: de Roma a Jerusalém. É autor da novela Por Ser Preciso (2004), dos romances Todos os Dias (2006) e A Definição do Amor (2015), e do livro de contos Terra.
Colabora frequentemente com a imprensa, tendo sido cronista nas revistas Sábado e LER.
Coorganizou, com Rui Lage, a mais completa antologia de poesia portuguesa, Poemas Portugueses, uma panorâmica de oito séculos de poesia portuguesa.
Foi o vencedor do Prémio Manuel Maria Barbosa du Bocage de 2004 com o livro Por Ser Preciso.
Joana Matos Frias
Joana Matos Frias é membro da direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e da Sociedade Portuguesa de Retórica.
Possui doutorado em Conhecimento em Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2006), onde exerce funções de Professora Auxiliar.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada.
Tem desenvolvido trabalho crítico na área da Estética Comparada, com especial incidência nas relações interartísticas entre a Poesia, a Pintura, a Fotografia e o Cinema.