Apresentámos na passada 2.ª feira, 7 de fevereiro, o livro Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo, de Antonio Pigafetta, traduzido e anotado pela mestre Joana Lima.
A sessão de apresentação teve lugar na Academia de Marinha, em Lisboa, e contou com a presença do Sr. Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique de Gouveia e Melo.
Na sessão usaram da palavra o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, o Presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, Dr. José Marques, o Diretor de Edições e Cultura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Dr. Duarte Azinheira, a tradutora do livro, Mestre Joana Lima, o Professor Henrique Leitão, a quem coube a apresentação da obra, e o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que encerrou a sessão.

Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo, uma edição da Imprensa Nacional para a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, traduz bem o deslumbramento de Pigafetta com o «mundo novo» com o qual contactou, ao descrever os povos, costumes e idiomas bem como novas espécies animais e vegetais, que o maravilharam.
Antonio Pigafetta, oriundo de uma família nobre de Vicenza (Itália), embarcou na frota de cinco navios liderada por Magalhães que partiu de Sanlúcar de Barrameda em busca das Molucas. Foi um dos dezoito sobreviventes desta célebre viagem realizada entre 1519 e 1522. Após o seu regresso, o italiano dedicou-se à reconstituição da viagem, numa narrativa que se tornaria o mais famoso documento histórico sobre a Circum-Navegação.