Tomo 4.º, dedicado à Zoologia, de Thesouro de Meninos, Resumo de História Natural, para uso da Mocidade de ambos os sexos, e instrucção das pessoas, que desejão ter noções da História dos tres Reinos da Natureza. Impressão Régia, 1814.
«Obra elementar, compilada e ordenada por Pierre Blanchard», a edição foi traduzida do francês por Mateus José da Costa «beneficiado, e mestre de cerimónias da Santa Igreja Patriarcal de Lisboa». Blanchard (1772-1856) era um livreiro, editor e autor francês especializado em educação, cuja atividade literária se iniciou no contexto da revolução francesa, inicialmente sob pseudónimo «Platon Blanchard» (também mencionado como P. B.)
Afastando-se do título original, Le Buffon de la Jeunesse, a versão portuguesa foi publicada como Thesouro de Meninos por opção clara do tradutor, que considerava tratar‑se de uma adaptação natural de uma obra destinada à «educação da Mocidade». Esta era, na verdade, uma designação habitual das obras de caráter pedagógico e moralizante que transmitiam conhecimento comum aos mais jovens.
Esta edição portuguesa, organizada em 6 tomos dedicados à Cosmografia e Mineralogia, Botânica e Zoologia (mamíferos, aves, peixes, crustáceos, répteis, vermes, insetos, entre outros), incluiu várias correções ao texto original e novos conteúdos para os quais contribuiu também o conhecido botânico Félix Avelar Brotero, que adaptou a nomenclatura portuguesa.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 04-2-B-1-1/028-033
Imagens de Nuno Silva e Maria Almeida (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.