Edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, da autoria de Teixeira de Carvalho.
Professor da Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra e Administrador da Imprensa da Universidade de Coimbra entre 1913 e 1921, Joaquim Martins Teixeira de Carvalho foi também arqueólogo, jornalista e crítico de arte, tendo regido a cadeira de Estética e História de Arte da Faculdade de Letras da mesma universidade, no início da década de 1920. Nesta sua obra, destaca os principais momentos e protagonistas do teatro português da época, entre os quais Marcelino Mesquita, Augusto Rosa, Emília de Oliveira e Palmira Bastos.
A edição contou com prefácio de Joaquim Madureira (1874-1954), também conhecido, nas suas publicações na imprensa, pelo pseudónimo «Braz Burity». Madureira foi jornalista e crítico de teatro que colaborou em vários periódicos como O Mundo, O Paiz, A Luta ou O Diabo, entre outros, além da colaboração inicial no bissemanário do Partido Republicano Português de Coimbra, Resistência, em 1895. Como crítico de teatro (muitas vezes polémico e implacável), destacou-se na coluna Impressões de Teatro do jornal O Mundo, logo em 1903.
Este volume de Teatro e Artistas, que integra a coleção da Biblioteca da Imprensa Nacional, faz parte de uma tiragem especial de 50 exemplares numerados, dos quais 15 em papel Leorne e 35 em papel de linho nacional.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 08-2-A-1-1/025
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.