Prova de impressão do programa do Festival de Homenagem à Associação Tipográfica Lisbonense, realizado no Teatro da República em 6 de abril de 1916.
A Associação Tipográfica Lisbonense e Artes Correlativas foi fundada em Lisboa, em 1852, como associação de socorros mútuos da classe tipográfica. Ao longo da sua história, contou com o envolvimento da Imprensa Nacional, que assegurou a produção de vários materiais e publicações respeitantes à sua atividade. Este folheto, que faz parte do acervo da biblioteca da Imprensa Nacional, é exemplo dessa colaboração.
Para além de imprimir o programa do festival, a Imprensa Nacional integrou a iniciativa através do contributo direto dos seus funcionários e compositores tipográficos. Também participaram atores como Eduardo Brasão, que recitou um excerto de Gutenberg em Estrasburgo, e Augusto Rosa, que recitou poesia. A festa, organizada em quatro partes e encerrada com o Hino Nacional, incluiu ainda a apresentação da peça D. Pedro Caruso, de Roberto Bracco, récitas de poesia, peças de Rachmaninov e Beethoven e extratos de ópera. Na última parte, a banda da Guarda Nacional Republicana interpretou uma peça de Tschaikowsky.
Fotografia de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
