Desenho original apresentado ao concurso de Ex-Líbris da Biblioteca da Imprensa Nacional, em 1927.
Filha do pintor e aguarelista Alfredo Roque Gameiro, Raquel Gameiro (1889-1970) destacou-se como pintora e ilustradora. Várias vezes premiada na Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde expôs pela primeira vez, ilustrou também diversas obras, entre as quais edições infantis e manuais escolares. Colaborou ainda com revistas e jornais, a partir da década de 1920, como o Domingo Ilustrado, ABC-zinho ou O Mosquito.
Em 1927, participou com o pseudónimo «Simples» no concurso para criação do Ex-Líbris da Biblioteca da Imprensa Nacional, promovido no âmbito da primeira Exposição de Ex‑Líbris Nacionais e Estrangeiros. O seu trabalho foi distinguido com o primeiro prémio, entre os 28 desenhos a concurso, e representa ainda hoje a principal marca da biblioteca.
O Júri, presidido por Columbano Bordalo Pinheiro e composto por Luís Xavier da Costa, Gustavo de Matos Sequeira, João Barreira, Henrique Ferreira de Lima e Luís Derouet, concedeu unanimemente este primeiro prémio a Raquel Gameiro que, curiosamente, era também autora do segundo prémio, atribuído à divisa «Esforço».
Segundo desenho classificado, também da autoria de Raquel Gameiro.
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.