Provas de brochuras integradas no programa social do 5.º Congresso Internacional da Imprensa, realizado em Lisboa em setembro de 1898.
A segunda metade do século xıx, sobretudo a partir da criação do Diário de Notícias, em 1865, correspondeu a um período de forte modernização dos jornais portugueses, representada quer no aumento do número de periódicos em circulação quer na melhoria da sua qualidade.
Os congressos internacionais, iniciados em 1893, contribuíram para a profissionalização e regulamentação do jornalismo, bem como para a estruturação do ensino neste domínio.
O 5.º Congresso Internacional da Imprensa, acolhido pela Sociedade de Geografia, em Lisboa, reuniu participantes da Alemanha, Inglaterra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Noruega, Rússia, Suécia, Suiça, Transvaal e Portugal, envolvendo centenas de representantes de jornais, associações e sindicatos de jornalistas. Pelo nosso país, fizeram-se representar as associações de Jornalistas de Lisboa e do Porto, fundadas em 1896 e 1897, respetivamente.
O programa social do encontro incluiu, entre outras, uma visita a Sintra e uma excursão a Tomar, às quais se associaram as brochuras Thomar à vol d’oiseau e A travers Lisbonne (Cintra-Cascaes), com textos de Eduardo Coelho. Estes materiais foram publicados pela Imprensa Nacional, onde até hoje se encontram preservadas as respetivas provas de impressão, além da edição de um pequeno guia do congresso.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 5/1-127
Fotografias das provas de impressão: Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional‑Casa da Moeda.