Projeto gráfico de Manuel Lapa para o livro de bolso Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro, a editar pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (década de 1970).
Editada pela primeira vez em Ferrara, em 1554, com o título História de Menina e Moça, a obra é um importante símbolo da tradição lírica, bucólica e romanesca em Portugal. A primeira edição impressa em Portugal data de 1557-58, tendo sido publicada em Évora, com o título Saudades.
Esta edição, cuja maquete foi concebida por Manuel Lapa (1914-1979), faria parte de um conjunto de livros de bolso que incluía O Fidalgo Aprendiz, de Francisco Manuel de Melo, também com projeto gráfico do pintor. As edições deveriam dar corpo a uma coleção de «Clássicos Portugueses», da INCM, mas não chegaram a ser publicados.
Em 2015, a Imprensa Nacional publicou, através da coleção «Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa», História de Menina e Moça, coordenada por Carlos Reis, com edição de texto, introdução e nota biobibliográfica de Marta Marecos Duarte.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 5-1/117.
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.